If you're seeing this message, it means we're having trouble loading external resources on our website.

Se estiveres protegido por um filtro da Web, certifica-te de que os domínios *.kastatic.org e *.kasandbox.org estão desbloqueados.

Conteúdo principal

Tema 2: A Química da Vida

Sobre este tema

Aprende como a química torna a vida possível! Desde ti, ao teu cão, ao teu jantar, até ao ecossistema global, todos os sistemas vivos são feitos de átomos que obedecem a regras básicas da química. Aqui, podes aprender as principais propriedades dos átomos, incluindo que partículas contêm, como estão organizados e como formam ligações entre si.

Descobre de que é feita a matéria! Vamos abordar elementos, átomos e partículas sub-atómicas (protões, neutrões e electrões). Também vamos aprender sobre isótopos, radioactividade e o decaimento do carbono.
Aprende sobre como os eletrões estão organizados em átomos! Vamos falar sobre o modelo de Bohr, os níveis eletrónicos e orbitais, e ainda sobre a tabela periódica nas configurações eletrónicas e na reatividade.
Descobre como os átomos interagem entre si formando ligações! Vamos analisar os diferentes tipos de ligações fortes, entre elas a covalente a apolar, a covalente polar e as ligações iónicas, bem como as ligações fracas, como as ligações de hidrogénio e as forças de dispersão de London.
Biology is brought to you with support from the Amgen Foundation