If you're seeing this message, it means we're having trouble loading external resources on our website.

Se estiveres protegido por um filtro da Web, certifica-te de que os domínios *.kastatic.org e *.kasandbox.org estão desbloqueados.

Conteúdo principal

Revisão de pH, ácidos e bases

Palavras-chave

TermoSignificado
pHA medida da concentração de hidrogénio (H+) numa solução
ÁcidoSolução com maior concentração de iões de hidrogénio do que a água pura
BaseSolução com uma menor concentração de iões de hidrogénio do que a água pura

Ler a escala pH

A escala de pH é utilizada para classificar soluções em função do quão ácidas ou básicas elas são. Nela se indica a concentração de iões de hidrogénio (H+) e iões de hidróxido (OH-) numa solução. Essas concentrações de iões são iguais em água pura, que tem um pH de 7.
Escala de pH da lixívia (12.6), bicarbonato de sódio (9), sangue (7.3) e sumo de limão (2)
Este valor pH de 7 é importante porque indica uma solução neutra. Todas as outras substâncias são comparadas ao ponto neutro. Qualquer solução que tenha um pH de menos de 7 é considerada ácida, e qualquer coisa acima de um pH de 7 é básica.

Erros e equívocos habituais

  • Os ácidos nem sempre são perigosos. Os ácidos por vezes têm uma má reputação de serem perigosos, mas há muitas substâncias ácidas que são úteis (e até mesmo saborosas!). Por exemplo, sumo de laranja e café são substâncias ácidas. Além disso, embora haja alguns ácidos que se deve evitar manusear (por exemplo: ácido hidrofluórico), não se enganem: bases fortes também podem causar danos.
  • Um pH baixo significa um ácido mais forte, um pH alto significa uma base mais forte. Pode ser um pouco confuso, mas quanto menor for o pH de uma substância, mais forte é o ácido. Às vezes é mais útil pensar que quão o mais distante de uma substância neutra está, tanto mais forte será quer na direção ácida ou básica da escala de pH.
  • Ácidos e bases não são apenas importantes em química. Apesar de poderes aprender mais em detalhe sobre eles na tua aula de química, ácidos e bases são extremamente importantes para as coisas vivas! Na verdade, a maioria das enzimas funcionam melhor a um pH específico. Por exemplo, a enzima pepsina é necessária para a digestão de proteínas no estômago, mas só funciona a um pH muito baixo. Por conseguinte, é importante que o organismo mantenha um ambiente ácido no estômago para garantir que os alimentos sejam bem digeridos.

Queres participar na conversa?

Ainda não há comentários.
Sabes inglês? Clica aqui para veres mais debates na versão inglesa do site da Khan Academy.