If you're seeing this message, it means we're having trouble loading external resources on our website.

Se estiveres protegido por um filtro da Web, certifica-te de que os domínios *.kastatic.org e *.kasandbox.org estão desbloqueados.

Conteúdo principal

Tema 10: Termodinâmica

Sobre este tema

O calor pode ser útil, mas também pode ser desagradável. Compreender o calor e o fluxo de calor permite criar dissipadores de calor para que os nossos computadores não sobreaqueçam, e criar motores melhores, e evitar fendas em viadutos.

Nestes vídeos e artigos vamos falar sobre as escalas de temperatura Celsius e Kelvin. A definição de um mol de uma substância será também abordada. Vais também aprender como a lei dos gases ideais relaciona a pressão, o volume e a temperatura de um gás. Por último, vais aprender como a distribuição de Maxwell-Boltzmann dá-nos a probabilidade de encontrar uma molécula de gás que se move a uma velocidade específica.
Nestes vídeos e artigos vais aprender como a primeira lei da termodinâmica relaciona a variação de energia interna de um gás, o calor que entra no gás e o trabalho realizado no gás. Os diagramas PV serão discutidos, bem como os quatro processos térmicos comuns: isobárico, isocórico/isolvolumétrico, isotérmico e adiabático. Vais também aprender sobre como a segunda lei da termodinâmica relaciona a variação da entropia à multiplicidade de microestados e o calor que entra num sistema macroscópico. A eficiência de uma máquina térmica também será explicada.