If you're seeing this message, it means we're having trouble loading external resources on our website.

Se estiveres protegido por um filtro da Web, certifica-te de que os domínios *.kastatic.org e *.kasandbox.org estão desbloqueados.

Conteúdo principal

O que é deslocamento?

Analisar o movimento pode ser complicado. Ajuda se aprendermos a usar o vocabulário correto.

O que é que queremos dizer com posição?

Em Física, adoramos descrever o movimento de um objeto com precisão. Acredita, basicamente os primeiros capítulos de qualquer livro de Física são dedicados a ensinar as pessoas a descrever um movimento com precisão, visto ser bastante importante para qualquer outra coisa que estudemos em Física.
Mas para descrever o movimento de um objeto, precisamos primeiro de ser capazes de descrever a sua posição—onde é que está num determinado instante de tempo. Mais concretamente, precisamos de especificar a sua posição relativamente a um referencial que seja conveniente. Normalmente a Terra é usada como referencial, e descrevemos a posição de um objeto relativamente a objetos estacionários nesse referencial. Por exemplo, a posição de uma professora pode ser descrita em termos do local onde está relativamente a um quadro que esteja por perto (Figura 1). Noutros casos, usamos referenciais que não estão estacionários, mas que estão em movimento relativamente à Terra. Para descrever a posição de uma pessoa num avião, por exemplo, usamos o avião como referencial e não a Terra (Figura 2).
Normalmente, a variável x é usada para representar a posição horizontal, e a variável y para representar a posição vertical.

O que é que queremos dizer com deslocamento?

Se um objeto se desloca relativamente a um referencial—por exemplo, se uma professora se desloca para a direita relativamente a um quadro, ou um passageiro se desloca no sentido da parte traseira do avião—a posição do objeto muda. Esta mudança na posição é conhecida como deslocamento. A palavra deslocamento implica que um objeto se deslocou, ou foi deslocado.
O Deslocamento é definido como sendo a variação na posição de um objeto. Pode ser definido matematicamente através da seguinte equação:
Deslocamento=Δx=xfx0
xf refere-se ao valor da posição final.
x0 refere-se ao valor da posição inicial.
Δx é o símbolo que é usado para representar o deslocamento.
O deslocamento é um vetor. Ou seja, tem um sentido e tem uma magnitude, e é representado visualmente como uma seta que aponta da posição inicial para a posição final. Por exemplo, considera a professora que caminha relativamente ao quadro na Figura 1.

Figura 1: A professora caminha da esquerda para a direita enquanto dá a aula. O deslocamento de +2,0 m da professora relativamente ao quadro é representado por uma seta que aponta para a direita. (Crédito da imagem: Openstax College Physics)
A posição inicial da professora é x0=1,5 m e a sua posição final é xf=3,5 m. Portanto, o deslocamento pode ser encontrado da seguinte forma, Δx=xfx0=3,5 m1,5 m=+2,0 m. Neste sistema de coordenadas, o movimento para a direita é positivo, enquanto que o movimento para a esquerda é negativo.
Considera agora o passageiro que caminha em relação ao avião da Figura 2.
Figura 2: Um passageiro desloca-se do seu lugar para a traseira do avião. O deslocamento de 4,0 m do passageiro relativamente ao avião é representado por uma seta que aponta no sentido da parte traseira do avião. (Crédito da imagem: Openstax College Physics)
A posição inicial do passageiro do avião é x0=6,0 m e a sua posição final é xf=2,0 m, por isso o deslocamento pode ser encontrado da seguinte maneira, Δx=xfx0=2,0 m6,0 m=4,0 m. O deslocamento é negativo porque o passageiro se está a deslocar no sentido da parte traseira do avião, ou no sentido em que x é negativo no nosso sistema de coordenadas.
No deslocamento a uma só dimensão, o sentido pode ser especificado com um sinal mais ou um sinal menos. Quando começas um problema, deves selecionar qual é o sentido positivo—normalmente será para a direita ou para cima, mas tens a liberdade de escolher qualquer sentido como sendo positivo.

O que é que queremos dizer com distância e distância percorrida?

Devemos ter em atenção quando usamos a palavra distância, pois existem duas formas nas quais o termo distância é usado em Física. Podemos falar sobre distância entre dois pontos, ou podemos falar sobre a distância percorrida por um objeto.
A Distância é definida como sendo a magnitude ou o tamanho do deslocamento entre duas posições. Nota que a distância entre duas posições não é o mesmo que a distância percorrida entre elas.
A Distância percorrida é o comprimento total do caminho percorrido entre as duas posições. A distância percorrida não é um vetor. Não tem sentido e, por isso, não tem sinal negativo. Por exemplo, a distância que a professora caminha é 2,0 m. A distância que o passageiro do avião percorre é 4,0 m.
É importante notar que a distância percorrida não tem de ser igual à magnitude do deslocamento (isto é, a distância entre dois pontos). Mais especificamente, se um objeto muda de sentido no decorrer do seu percurso, a distância percorrida total deverá ser maior do que a magnitude do deslocamento entre esses dois pontos. Vê os exemplos resolvidos embaixo.

Quais são as confusões relacionadas com a noção de deslocamento?

Tipicamente as pessoas esquecem-se de que a distância percorrida pode ser maior do que a magnitude do deslocamento. Por magnitude, queremos dizer o tamanho do deslocamento sem ter em conta a sua direção (isto é, apenas um número com uma unidade). Por exemplo, a professora podia caminhar para trás e para a frente várias vezes, talvez caminhar uma distância de 150 metros durante uma aula, e mesmo assim acabar a apenas dois metros para a direita do ponto onde começou. Neste caso, o seu deslocamento seria +2 m, a magnitude do seu deslocamento seria 2 m, mas a distância que percorreu seria 150 m. Na cinemática lidamos quase sempre com o deslocamento e com a magnitude do deslocamento e quase nunca com a distância percorrida. Uma forma de pensar nisto é assumindo que marcaste o início e o fim do movimento. O deslocamento é simplesmente a diferença na posição das duas marcas e é independente do caminho tomado na viagem entre as duas marcas. No entanto, a distância percorrida é o comprimento total do caminho percorrido entre as duas marcas.
Normalmente quando respondem qual é o deslocamento, as pessoas esquecem-se de incluir um sinal negativo quando é necessário. Por vezes, isto acontece quando acidentalmente subtraem a posição final da posição inicial, em vez de subtraírem a posição inicial da posição final.

Como é que são os exemplos resolvidos que envolvem o deslocamento?

Exemplo 1: Deslocamento de dois objetos em movimento

Quatro objetos deslocam-se de acordo com os caminhos representados no diagrama abaixo. Assume que as unidades da escala horizontal são dadas em metros. (Crédito da imagem: altered from Openstax College Physics)
Qual é que foi o deslocamento de cada objeto?
A posição inicial do objeto A foi de 0 m e a posição final foi de 7 m. O deslocamento do objeto A é dado pela seguinte equação:
ΔxA=7 m0 m=+7 m
A posição inicial do objeto B foi de 12 m e a posição final foi de 7 m. O deslocamento do objeto B é dado pela seguinte equação:
ΔxB=7 m12 m=5 m
A posição inicial do objeto C foi de 2 m e a posição final foi de 10 m. O deslocamento do objeto C é dado pela seguinte equação:
ΔxC=10 m2 m=+8 m
A posição inicial do objeto D foi de 9 m e a posição final foi de 5 m. O deslocamento do objeto D é dado pela seguinte equação:
ΔxD=5 m9 m=4 m

Exemplo 2: Distância percorrida por quatro objetos em movimento

Quatro objetos deslocam-se de acordo com os caminhos representados no diagrama abaixo. Assume que as unidades da escala horizontal são dadas em metros. (Crédito da imagem: altered from Openstax College Physics)
Qual é que foi a distância total percorrida por cada objeto?
O objeto A percorre uma distância total de 7 m.
O objeto B percorre uma distância total de 5 m.
O objeto C percorre uma distância total de 8 m+2 m+2 m=12 m.
O objeto D percorre uma distância total de 6 m+2 m=8 m.

Queres participar na conversa?

Sabes inglês? Clica aqui para veres mais debates na versão inglesa do site da Khan Academy.