If you're seeing this message, it means we're having trouble loading external resources on our website.

Se estiveres protegido por um filtro da Web, certifica-te de que os domínios *.kastatic.org e *.kasandbox.org estão desbloqueados.

Conteúdo principal

Tema 1: Movimento unidimensional

500 pontos de domínio possíveis

Sobre este tema

Nesta lição começamos a explorar as ideias de velocidade e aceleração. Fazemos coisas entusiasmantes como atirar objetos de falésias abaixo (muito mais seguro no papel do que na vida real) e ver o quão alto uma bola vai voar pelo ar.

Visão geral do que é a Física e quais os pré-requisitos necessários para iniciar o seu estudo.
Esta lição é essencial para perceberes a cinemática (ou seja, o movimento dos objetos). Talvez já saibas que distância = velocidade x tempo. Esta lição basicamente revê essa noção com base em vetores (também te apresentamos aqui aos vetores). Por isso põe os cintos de segurança (na verdade isso talvez não seja necessário, pois não planeamos desacelerar nesta lição) e prepara-te para uma viagem sem sobressaltos pelos conhecimentos fundamentais da física.
Num mundo cheio de forças em desequilíbrio (que aprendemos quando estudamos as leis de Newton) existe aceleração (que é a variação da velocidade). Quer estejas a pensar na rapidez de um Porsche a atingir os 100 Km/h ou no tempo que um avião de passageiros demora a atingir a velocidade necessária para descolar, esta lição vai ajudar.
Passa ao nível seguinte nas competências acima e ganha até 240 pontos de domínio
Passa ao nível seguinte nas competências acima e ganha até 160 pontos de domínio
Passa ao nível seguinte em todas as competências acima e ganha até 500 pontos de domínio!