If you're seeing this message, it means we're having trouble loading external resources on our website.

Se estiveres protegido por um filtro da Web, certifica-te de que os domínios *.kastatic.org e *.kasandbox.org estão desbloqueados.

Conteúdo principal

Tema 8: Oscilações e ondas mecânicas

Sobre este tema

As ondas são responsáveis por praticamente todas as formas de comunicação que usamos. Não importa se estiveres a falar alto, a enviar um SMS, ou a acenar a alguém no meio da multidão, há sempre uma onda responsável pela transmissão da informação. Neste tópico, vais aprender os conceitos básicos de ondas, nomeadamente, sobre ondas de luz.

Neste capítulo vais aprender a definição de onda e a diferença entre ondas transversais e longitudinais. Também vais aprender a definição dos termos básicos utilizados para caracterizar ondas: amplitude, período, frequência e comprimento de onda.
Neste capítulo vais aprender como o efeito de Doppler causa uma variação na frequência medida de uma fonte de som em movimento, ou num detector de som em movimento. Vais aprender a calcular a frequência observada usando a fórmula do efeito de Doppler para lidar com uma fonte de som em movimento ou com um detector de som em movimento.