If you're seeing this message, it means we're having trouble loading external resources on our website.

Se estiveres protegido por um filtro da Web, certifica-te de que os domínios *.kastatic.org e *.kasandbox.org estão desbloqueados.

Conteúdo principal

O que é o peso?

O peso é outra palavra para a força da gravidade.

O que é o peso?

O peso W é apenas uma palavra diferente para nos referirmos à força gravítica Fg. O peso é uma força a que todos os objetos próximos da Terra estão sempre sujeitos. A Terra puxa todos os objetos com uma força gravítica de cima para baixo e dirigida para o seu centro. A magnitude da força gravítica pode ser encontrada multiplicando a massa m do objeto pela magnitude da aceleração devido à gravidade g=+9,8m s2.
Esta força gravítica Fg=mg (ou "peso") é exercida em todos os objetos pela Terra, independentemente da forma da trajetória dos objetos e das forças a que estão sujeitos. Por outras palavras, haverá uma força gravitacional de magnitude mg exercida de cima para baixo, em todos os objetos próximos da Terra, quer estejam a cair, a voar para cima segundo um ângulo, em repouso numa mesa, ou a acelerar para cima num elevador. Poderá haver outras forças que contribuem para a aceleração do objeto, mas a força gravítica está sempre presente.

O peso de um objeto é diferente da sua massa?

Sim, o peso é diferente da massa. O peso W é a força gravítica Fg exercida sobre um objeto. A massa m é uma medida da inércia do objeto (isto é, do quanto é que o objeto resiste às variações na velocidade). No entanto, eles estão relacionados, pois pela relação W=mg, a massas maiores correspondem pesos maiores. Por exemplo, uma massa de 2kg irá ter um peso de magnitude W=(2 kg)(9,8m s2)=19,6 N.
O peso de um objeto irá mudar se o objeto for levado para mais longe da Terra, ou se for colocado num planeta diferente, pois a força gravítica a que o objeto está sujeito irá mudar. No entanto, a massa do objeto irá permanecer a mesma, independentemente do facto de o objeto estar na Terra, no espaço, ou na Lua.
Muitas pessoas confundem a massa com o peso. Tem em mente que a massa tem unidades de kg, mas como o peso é uma força, tem unidades de N.

Como é que são os exemplos resolvidos que envolvem o peso (a força gravítica)?

Exemplo 1: Peso do avião

Um avião de massa 4,500 kg está a descolar, a voar pelo ar e a acelerar para a frente e para cima. Os propulsores do avião exercem uma força de 6,700 N na direção do movimento, e há uma força de resistência do ar de 4,300 N.
Qual é a força gravítica a que o avião está sujeito durante a descolagem?
Independentemente das forças ou acelerações envolvidas, a força gravítica é sempre mg. Por isso, podemos encontrar a força gravítica a que o avião está sujeito (isto é, o peso) simplesmente usando:
Fg=mg(Usa a fórmula para o peso.)
Fg=(4,500 kg)(9,8 m s2)=44,100 N(Calcula e celebra.)

Exemplo 2: Encontrar o valor da massa

Um elefante da floresta africana tem um peso de 25,000 N.
Qual é a massa do elefante?
O peso é outro nome usado para nos referirmos à força gravítica mg. Podemos calcular a massa usando a fórmula P=Fg=mg.
W=mg(Usa a fórmula para o peso.)
25,000 N=m(9,8 m s2)(Substitui os valores do peso e da aceleração gravítica g.)
m=25,000 N(9,8 m s2)(Resolve em ordem à massa m.)
m=25,000 N(9,8 m s2)=2,551 kg(Calcula e celebra.)

Queres participar na conversa?

Sabes inglês? Clica aqui para veres mais debates na versão inglesa do site da Khan Academy.