If you're seeing this message, it means we're having trouble loading external resources on our website.

Se estiveres protegido por um filtro da Web, certifica-te de que os domínios *.kastatic.org e *.kasandbox.org estão desbloqueados.

Conteúdo principal

Tema 3: Forças e leis do movimento de Newton

300 pontos de domínio possíveis

Sobre este tema

Este tutorial é o cerne da física clássica. Vamos explicar o que é uma força e como Newton mudou a visão do mundo (e possivelmente tu) sobre a realidade.

Esta lição vai mostrar-te os conceitos fundamentais da mecânica clássica - as leis de Newton. Por um lado são intuitivas, por outro são totalmente contraintuitivas. Desafia a tua visão da realidade e assiste a esta lição. O mundo vai parecer-te muito diferente quando terminares.
Passa ao nível seguinte nas competências acima e ganha até 240 pontos de domínio
Um cão está equilibrado numa pata em cima da minha cabeça. A minha cabeça está a aplicar alguma força na pata do cão? Se não estivesse, isso significa que não haveria nada para contrariar a atração da gravidade, fazendo com que o cão caísse? Que nome daríamos a esta força? Podemos arranjar um nome para a componente da força de contacto que atua de forma perpendicular ao plano de contacto? Estas são perguntas perfeitamente normais.
Muitas vezes ouves os professores de Física a ter o cuidado de dizer "força residual" ou "força desequilibrada" em vez de apenas "força". Porquê? Esta lição explica porquê e talvez te permita entender melhor o racional por trás das Leis de Newton.
Esta curta lição vai pôr-te a tratar de peúgas congeladas em órbita para ver se entendes as Leis de Newton. Também fazemos umas perguntas durante o vídeo, só para garantir que não estás distraído a pensar o que farias com uma peúga congelada.
Já todos deslizámos por escorregas/colinas cobertas de neve ou lama/corrimões alguma vez na vida (se não o fizeste não viveste a vida ao máximo) e reparámos que quanto mais lisa a superfície mais aceleramos (tentem deslizar numa colina não coberta de lama ou neve). Esta lição explica isto com algum detalhe. Vamos olhar para massas em planos inclinados e pensar sobre atrito estático e cinético.
Viagens à hora de ponta? Bebés a chorar? Contas para pagar? Tens vontade de tomar um banho de imersão para aliviar a tensão? Esta lição não tem nada (na verdade até tem um bocadinho) a ver com isso. Até agora a maioria das forças que temos estudado são forças de "empurrar" - forças de contacto ao nível macroscópico devidas aos átomos não poderem aproximar-se mais ao nível microscópico. Agora vamos lidar com forças de "puxar" ou tensão (ao nível microscópico esta é a força de atração entre átomos ligados).
Passa ao nível seguinte em todas as competências acima e ganha até 300 pontos de domínio!