If you're seeing this message, it means we're having trouble loading external resources on our website.

Se estiveres protegido por um filtro da Web, certifica-te de que os domínios *.kastatic.org e *.kasandbox.org estão desbloqueados.

Conteúdo principal

Tema 9: Fluidos

Sobre este tema

A pressão atmosférica é como um amigo invisível que está sempre a nos dar um abraço forte. Aprende mais sobre a pressão, a força de impulsão e os fluidos circulantes para que possas apreciar o, por vezes, invisível, porém crucial, efeito que têm sobre nós e sobre o mundo ao nosso redor.

Neste capítulo vais aprender as definições de densidade e gravidade específica. Também vais aprender a definição de pressão, como se relaciona com a força e com a área, e como determinar a pressão num fluido.
Neste capítulo vais aprender como as variações na pressão causam uma força de impulsão num objeto submerso e como calcular o seu valor. Também vais aprender qual o significado do princípio de Arquimedes.
Os fluidos em movimento comportam-se de forma diferente dos fluidos em repouso. Neste capítulo vais aprender sobre taxa de fluxo de volume e a equação da continuidade. Também vais aprender como o princípio de Bernoulli e a equação de Bernoulli relacionam a pressão com a velocidade de um fluxo de fluido. Os efeitos da turbulência e da viscosidade também serão discutidos.