If you're seeing this message, it means we're having trouble loading external resources on our website.

Se estiveres protegido por um filtro da Web, certifica-te de que os domínios *.kastatic.org e *.kasandbox.org estão desbloqueados.

Conteúdo principal

Tema 12: Circuitos elétricos

Sobre este tema

Os circuitos eletrónicos tornam possível a existência de computadores, câmeras digitais e de jogos de vídeo. Os circuitos proporcionaram uma mudança sem precedentes na forma como vivemos. Nesse tópico, vais aprender sobre a física por detrás dos dispositivos eletrónicos que usamos.
Nestes vídeos e artigos vais aprender como a Lei de Ohm relaciona a diferença de tensão com a corrente elétrica e com a resistência de materiais. Também vais aprender como se calcula o valor de resistências em série e em paralelo. Falaremos, ainda, sobre a energia usada por uma resistência, e como usar voltímetros e amperímetros.
Nestes vídeos e artigos vais aprender como os condensadores armazenam energia. Vais também aprender as relações entre a capacitância, a carga armazenada, a tensão e energia armazenada num condensador. Serão discutidas técnicas para encontrar a capacitância equivalente para capacitores em série e paralelo. Por último, vais aprender como um dielétrico pode alterar a quantidade de carga, tensão e capacitância de um condensador.