If you're seeing this message, it means we're having trouble loading external resources on our website.

Se estiveres protegido por um filtro da Web, certifica-te de que os domínios *.kastatic.org e *.kasandbox.org estão desbloqueados.

Conteúdo principal

Revisão de RNA e síntese proteica

Palavras-chave

TermoSignificado
RNA (ácido ribonucleico)Ácido nucleico de cadeia simples que transporta as instruções codificadas no DNA
Dogma central da biologiaO processo pelo qual a informação nos genes passa até às proteínas: DNA → RNA → proteína
PolipéptidoUma cadeia de aminoácidos
CodãoUma sequência de três nucleótidos que corresponde a uma aminoácido específico ou sinal de iniciação/stop durante a tradução
TrancriçãoProcesso durante o qual a sequência de DNA de um gene é copiado para formar uma molécula de RNA
TraduçãoProcesso durante o qual uma molécula de mRNA é utilizada para juntar aminoácidos em cadeias polipeptídicas
MutaçãoUma mudança na sequência genética

Estrutura do RNA

O DNA por si só não é suficiente para a expressão dos genes. O RNA é necessário para ajudar a executar as instruções no DNA.
Tal como o DNA, o RNA é composto por nucleótidos que consistem numa ribose de 5 carbonos, um grupo fosfato e uma base nitrogenada. No entanto, há três principais diferenças entre o DNA e o RNA:
  1. O RNA utiliza o açúcar ribose em vez da desoxirribose.
  2. O RNA é geralmente de cadeia simples em vez de dupla cadeia.
  3. O RNA contém uracil em vez de timina.
Estas diferenças ajudam as enzimas na célula a distinguir o DNA do RNA.
Imagem comparando a estrutura do RNA de cadeia simples com o DNA de dupla cadeia.
Comparação de moléculas de RNA e DNA. Imagem modificada de Wikimedia, CC BY-SA 3.0.

Tipos de RNA

TipoFunção
RNA mensageiro (mRNA)Transporta a informação do DNA do núcleo até aos ribossomas no citoplasma
RNA ribossómico (rRNA)Componente estrutural dos ribossomas
RNA de transferência (tRNA)Transporta os aminoácidos até ao ribossoma durante a tradução para ajudar a formar a cadeia de aminoácidos

Dogma central da biologia

Um gene que codifica um polipéptido é expressado em dois passos. Neste processo, a informação passa do DNA RNA proteína, uma relação direcional conhecida como o dogma central da biologia molecular.

O código genético

O primeiro passo na descodificação de mensagens genéticas é a transcrição, durante a qual, uma sequência de nucleótidos é copiada do DNA para o RNA. O passo seguinte é juntar os aminoácidos para formar uma proteína.
A ordem pela qual se juntam os aminoácidos determina a forma, propriedades e função da proteína.
As quatro bases do RNA formam uma linguagem com apenas quatro bases nucleotídicas: adenina (A), citosina (C), guanina (G) e uracil (U). O código genético é lido em palavras de três bases chamadas codões. Cada codão corresponde a um só aminoácido (ou sinaliza os pontos de início e fim de uma sequência).
Tabela do código genético. Cada sequência de três letras de nucleótidos de mRNA corresponde a um aminoácido específico, ou a um codão stop. UGA, UAA e UAG são codões stop. AUG é o codão para a metionina, e é também o codão de iniciação.
Tabela de codões. Imagem retirada de OpenStax, CC BY 3.0.

Transcrição e tradução

Esquema simplificado do dogma central, mostrando as sequências das moléculas envolvidas.
As duas cadeias de DNA têm as seguintes sequências:
5'-ATGATCTCGTAA-3' 3'-TACTAGAGCATT-5'
A transcrição de uma das cadeias de DNA produz um mRNA cuja sequência é praticamente igual à outra cadeia de DNA. No entanto, devido a uma diferença bioquímica entre o DNA e o RNA, os Ts dos DNA são substituídos pelos Us no mRNA. A sequência de mRNA é:
5'-AUGAUCUCGUAA-5'
A tradução envolve a leitura dos nucleótidos de mRNA em grupos de três, cada um dos quais especifica um aminoácido (ou um codão stop que indica que a tradução está concluída).
3'-AUG AUC UCG UAA-5'
AUG Metionina AUC Isoleucina UCG Serina UAA "Stop"
Sequência de polipéptidos: (N-terminal) Metionina-Isoleucina-Serina (C-terminal)
Na transcrição, uma sequência de DNA é reescrita, ou transcrita, para um "alfabeto" semelhante de RNA. Nos eucariotas, a molécula de RNA deve ser sujeita a um processamento para se tornar um RNA mensageiro (mRNA) maduro.
Na tradução, a sequência de mRNA é descodificada para formar a sequência de aminoácidos de um polipéptido. O termo tradução reflete que a sequência de nucleótidos do mRNA se deve traduzir numa "linguagem" completamente diferente de aminoácidos.

Mutações

Por vezes as células cometem erros ao copiar a informação genética causando mutações. As mutações podem ser irrelevantes ou podem afetar a forma como as proteínas são formadas e como os genes são expressados.

Substituições

Uma substituição muda um só par de bases ao susbtituir uma base por outra.
Existem três tipos de mutações de substituição:
  • Mutações silenciosas não afetam a sequência de aminoácidos durante a tradução.
  • Mutações nonsense resultam num codão de stop onde deveria estar um aminoácido, causando uma paragem prematura da tradução.
  • Mutações missense mudam o aminoácido codificado pelo codão.

Inserções e deleções

Uma inserção ocorre quando uma ou mais bases são adicionadas a uma sequência de DNA. Uma deleção ocorre quando uma ou mais bases são removidas de uma sequência de DNA.
Como o código genético é lido em codões (três bases de cada vez), a inserção ou deleção de bases pode alterar o "quadro de leitura" da sequência. Este tipo de mutações são chamadas mutações frameshift.
Uma mutação frameshift "altera" a forma como a sequência de nucleótidos é lida como tripletos (codões) durante a tradução. Isto pode, por sua vez, alterar quais são os aminoácidos adicionados ao polipéptido. Neste exemplo, o quadro de leitura original de um gene codifica um mRNA com codões que codificam a sequência de aminoácidos: metionina (Met), isoleucina (Ile), arginina (Arg) e aspargina (Asn). Uma deleção do 4º nucleótido (T) altera o quadro de leitura no ponto da deleção. Isto origina um novo quadro de leitura no molde a partir do 3º nucleótido. O mRNA do novo quadro contém codoões diferentes a partir do ponto da mutação (o codão que codifica a primeira metionina mantém-se inalterado). Estes codões codificam a sequência de aminoácidos: metionina (Met), tirosina (Tir) e glicina (Gli).
Como este exemplo ilustra, uma mutação frameshift altera a forma como os nucleótidos são interpretados como codões, a partir do ponto da mutação e isto, por sua vez, pode alterar a sequência de aminoácidos.

Erros e equívocos habituais

  • Os aminoácidos não são produzidos durante a síntese de proteínas. Alguns alunos pensam que o objetivo da síntese de proteínas é formar aminoácidos. No entanto, os aminoácidos não são produzidos durante a tradução, eles estão a ser usados como componente essencial para a formação das proteínas.
  • As mutações nem sempre têm efeitos drásticos ou negativos. Frequentemente as pessoas ouvem o termo "mutação" nos meios de comunicação e entendem que a pessoa irá ter uma doença ou desfiguração. As mutações são a fonte da variabilidade genética, por isso, apesar de algumas mutações serem prejudiciais, a maioria são impercetíveis e muitas até são boas!
  • As inserções e deleções que são múltiplos de três nucleótidos não irão causar mutações frameshift. Em vez disso, um ou mais aminoácidos serão adicionados ou deletados da proteína. As inserções e deleções que não são múltiplos de três nucleótidos podem, no entanto, alterar drasticamente a sequência de aminoácidos da proteína.

Queres participar na conversa?

Ainda não há comentários.
Sabes inglês? Clica aqui para veres mais debates na versão inglesa do site da Khan Academy.