If you're seeing this message, it means we're having trouble loading external resources on our website.

Se estiveres protegido por um filtro da Web, certifica-te de que os domínios *.kastatic.org e *.kasandbox.org estão desbloqueados.

Conteúdo principal

Revisão da estrutura e replicação do DNA

Palavras-chave

TermoSignificado
DNA (ácido desoxirribonucleico)Ácido nucleico que transmite a informação genética do progenitor para a descendência, codificando para a produção de proteínas
NucleótidoUnidade constituinte dos ácidos nucleicos
Dupla héliceEstrutura de duas cadeias entrelaçadas em torno de um eixo, à semelhança de uma escada em espiral.
Replicação do DNAProcesso ao longo do qual uma dupla cadeia de DNA é copiada para produzir duas moléculas de DNA idênticas.
Emparelhamento de basesPrincípio da ligação de bases nitrogenadas de moléculas de DNA umas com as outras.

Estrutura do DNA

O DNA é um ácido nucleico, um dos quatro grupos principais de macromoléculas biológicas.

Nucleótidos

Todos os ácidos nucleicos são constituídos por nucleótidos. No DNA, cada nucleótido é constituído por três componentes: uma pentose (açúcar com quatro átomos de carbono) designada desoxirribose, um grupo fosfato e uma base nitrogenada.
O DNA pode ser constituído por quatro tipos de bases nitrogenadas: adenina (A), guanina (G), citosina (C) e timina (T).
Os nucleótidos de RNA também podem conter as bases nitrogenadas de adenina, guanina e citosina, mas em vez de timina têm uma base nitrogenada chamada uracilo (U)

Regras de Chargaff

Na década de 1950, um bioquímico chamado Erwin Chargaff descobriu que a quantidade de bases nitrogenadas (A, T, C e G) não era igual. Contudo, a quantidade de A era igual à de T, enquanto que a quantidade de C era igual à de G.
Estas descobertas revelaram-se cruciais para descobrir of modelo da dupla hélice do DNA.

Dupla hélice

A descoberta da estrutura do DNA em dupla hélice foi efetuada devido a múltiplos cientistas da década de 1950.
Imagem da dupla hélice do DNA, ilustrando a sua estrutura dextrogira (enrolada no sentido horário, ou, para a direita). O sulco maior é um espaço mais largo que se enrola em espiral ao longo do comprimento da molécula, enquanto que o sulco menor é um espaço mais pequeno que aparece em paralelo ao sulco maior. Os pares de bases são encontrados no interior da hélice, enquanto que a desoxiribose e o fostato que constituem a espinha percorrem o exterior da hélice.
Dupla hélice do DNA, Imagem modificada a partir de OpenStax, CC BY 3.0.
As moléculas de DNA têm uma estrutura antiparalela - isto é, as duas cadeias da hélice orientam-se espacialmente em direções opostas. Cada cadeia tem um terminal 5' e um terminal 3'.
Descobrir a estrutura to DNA foi uma das maiores descobertas científicas do século.
O conhecimento da estrutura do DNA abriu a porta para desvendar muitos aspetos da função da DNA, tais como a forma como é replicado e como a informação que contém pode ser utilizada para produzir proteínas.

Replicação do DNA

A replicação semi-conservativa produz duas hélices que contêm uma cadeia de DNA nova e uma antiga.
Replicação semi-conservativa. Imagem modificada a partir de OpenStax, CC BY 3.0.
A replicação do DNA é semi-conservativa. Isto significa que cada uma das duas cadeias na dupla cadeia do DNA funciona como modelo para produzir duas novas cadeias.
A replicação assenta no emparelhamento de bases complementares, isto é explicado pela regra de Chargaff: a adenina (A) liga-se sempre à timina (T) e a citosina (C) liga-se sempre à guanina (G).

Processo de replicação

Esquema do modelo de Watson e Crick para o modelo base da replicação do DNA.
  1. Dupla hélice de DNA.
  2. As pontes de hidrogénios são quebradas e a hélice abre-se.
  3. Cada cadeia de DNA funciona como modelo para a síntese de uma cadeia nova, complementar.
  4. A replicação produz duas cadeias de DNA dupla hélice idênticas, cada uma com uma cadeia nova e uma antiga.
A replicação do DNA ocorre com a ajuda de várias enzimas. Estas enzimas separam as moléculas de DNA ao quebrarem as pontes de hidrogénio que mantêm as duas cadeias ligadas.
Posteriormente, cada cadeia serve de modelo para a criação de uma nova cadeia complementar. As bases complementares ligam-se umas às outras (A-T e C-G).
Cadeia de DNA modelo e a criação da sua cadeia complementar.
A primeira enzima envolvida neste processo é a DNA-polimerase, que une nucletídos para sintetizar uma nova cadeia complementar. A DNA-polimerase também relê as novas cadeias de DNA para garantir que não há erros.

Cadeias condutora (leading) e atrasada (lagging)

O DNA é gerado de forma distinta nas duas cadeias num garfo de replicação.
Uma das novas cadeias, a cadeia condutora (leading), tem o sentido 5' para 3' na aproximação ao garfo de replicação e é produzida continuamente.
A outra, a cadeia atrasada (lagging), tem o sentido 5' para 3' no afastamento ao garfo de replicação e é produzida em pequenos segmentos designados fragmentos de Okazaki.
Diagrama das cadeias de replicação condutora e atrasada.

Exemplo: Determinar a cadeia complementar

O DNA só é sintetizado no sentido 5' para 3'. Podes determinar a sequência da cadeia complementar se te for dada a sequência da cadeia modelo.
Por exemplo, se sabes que a sequência de uma cadeia é 5’-AATTGGCC-3’, a cadeia complementar tem de ter a sequência 3’-TTAACCGG-5’. Isto permite que cada base se ligue à sua complementar.
5'-AATTGGCC-3' 3'-TTAACCGG-5'
Estas duas cadeias são complementares, sendo que cada base de uma cadeia se liga à sua base complementar na outra cadeia. Os pares A-T ligam-se por duas pontes de hidrogénio, enquanto que os pares G-C se ligam por três pontes de hidrogénios.

Erros e equívocos habituais

  • A replicação do DNA não é o mesmo que a divisão celular. A replicação ocorre antes da divisão celular, durante a fase S do ciclo celular. Contudo, a replicação só está associada à produção de novas cadeias de DNA, e não de novas células.
  • Algumas pessoas pensam que na cadeia condutora o DNA é sintetizado no sentido 5' para 3' enquanto que na cadeia atrasa o DNA é sintetizado no sentido 3' para 5'. Este não é o caso. A DNA-polimerase apenas sintetiza DNA no sentido 5' para 3'. A diferença entre a cadeia condutora e a cadeia atrasada é que a cadeia condutora é formada no sentido da aproximação do garfo de replicação enquanto que a cadeia atrasada é formada no sentido de afastamento do garfo de replicação.

Queres participar na conversa?

Ainda não há comentários.
Sabes inglês? Clica aqui para veres mais debates na versão inglesa do site da Khan Academy.