If you're seeing this message, it means we're having trouble loading external resources on our website.

Se estiveres protegido por um filtro da Web, certifica-te de que os domínios *.kastatic.org e *.kasandbox.org estão desbloqueados.

Conteúdo principal

Tipos de respostas imunitárias: inata e adaptativa, humoral vs mediada por células

Imunidade inata vs. adaptativa. Imunidade humoral vs. mediada por células. Produzido pela Fundação Altice Portugal a partir do original da Khan Academy.

Queres participar na conversa?

Ainda não há comentários.
Sabes inglês? Clica aqui para veres mais debates na versão inglesa do site da Khan Academy.

Transcrição do vídeo

No último vídeo, nós falamos um pouquinho sobre o sistema imune. Neste vídeo, nós nos focamos na resposta inespecífica ou inata do sistema imune. Então, deixe-me escrever isso. E mesmo na resposta imune inespecífica, nós subdividimos pelo tipo de barreira de primeira linha. E estas são coisas como a pele, ou o ácido estomacal, ou a acidez dos óleos na parte externa da nossa pele. Estas são apenas as barreiras naturais para não permitir coisas dentro do nosso corpo, mas uma vez que elas entrem -- então você pode quase imaginar que estas foram a linha de defesa primária E assim você tem a linha de defesa secundária, mas estas são ainda inespecíficas - e quando nós dizemos inespecífica, isso significa que elas não necessariamente "sabem" que tipo de vírus, que tipo de proteína, que tipo de bactéria. Elas só "sabem" que esta coisas parece obscura. Deixe-me comer isso. Deixe-me matar isso. Deixe-me ter uma resposta inflamatória. Assim, lá, nós dizemos, bem, existe uma resposta inflamatória, a qual eu vou na verdade falar sobre depois de nós fazermos vídeos sobre o sistema imune específico. Você tem sua resposta inflamatória, que na realidade apenas faz as coisas onde a ação está e então você também tem seus fagócitos, que são estas células que estão engolfando coisas. E só para você saber, todos os fagócitos que nós falamos no último vídeo, todos estas são exemplos de células sanguíneas brancas ou leucócitos. Estes fagócitos bem aqui, são todos - eu falei sobre células dendríticas e macrófagos e neutrófilos. Estes são todos células sanguíneas brancas. Estes não são todos os tipos de células sanguíneas brancas. Estamos prestes a falar sobre mais - e a outra palavra para célula sanguínea branca é também leucócito. Então, esta é inespecífica. Bem, esta vai simplesmente não te deixar entrar, mas quando você está dentro, ela fala, ei, você é só uma sombra. Eu vou comer você. Eu tenho receptores. Você tem algum DNA dupla fita flutuando em volta. Somente vírus tem DNA [ele errou, na verdade é RNA] dupla fita. Eu vou comer você. Eu não sei que tipo de vírus você é. Eu não sei se eu vi você antes ou não. É por isso que é inespecífica. Agora a coisa realmente interessante sobre nosso sistema imune - e sua inespecificidade, esta existe em muitas, muitas, muitas espécies e tipos de organismos. Mas a específica é um tipo de - se pensa que é uma adaptação recente. O que eu vou falar sobre o sistema imune específico é particular para humanos. Esta é nossa outra classificação. Deixe-me fazer como aquela. Assim então você tem seu específico - ou você pode imaginar um sistema imune adaptativo. Você provavelmente já ouviu coisas como essa. Eu sou resistente àquela bactéria ou aquele vírus. Assim esta é adaptativa. E