If you're seeing this message, it means we're having trouble loading external resources on our website.

Se estiveres protegido por um filtro da Web, certifica-te de que os domínios *.kastatic.org e *.kasandbox.org estão desbloqueados.

Conteúdo principal

Revisão do transporte ativo

Palavras-chave

TermoSignificado
Transporte ativoTipo de transporte que requer uma fonte de energia para ocorrer
Gradiente de concentraçãoUma região em que a concentração de uma substância varia
ATPAdenosina trifosfato, o principal transportador de energia dos seres vivos

Transporte ativo

Durante o transporte activo, as substâncias deslocam-se contra o gradiente de concentração, de uma área de baixa concentração para uma área de elevada concentração. Este processo é "ativo" pois requer o gasto de energia (geralmente na forma de ATP). É o oposto do transporte passivo.
Figura a ilustrar o ciclo de transporte da bomba de sódio-potássio.
Crédito da imagem: Biologia OpenStax. Imagem modificada do trabalho original por Mariana Ruiz Villareal.
O transporte ativo requer a intervenção de proteínas transportadoras, que mudam de conformação quando ocorre a hidrólise do ATP.

Erros e equívocos habituais

  • Transporte ativo não é o mesmo que difusão facilitada. Tanto o transporte ativo como a difusão facilitada usam proteínas para auxiliar ao transporte. No entanto, o transporte ativo é contrário ao gradiente de concentração, transferindo as substâncias de áreas de baixa concentração para áreas de elevada concentração. Para além disso, os tipos de proteínas que elas utilizam são diferentes. (Veja abaixo.)
  • O transporte ativo utiliza proteínas transportadoras, não proteínas de canal. Estas proteínas transportadoras são diferentes das que se vêem na difusão facilitada, uma vez que precisam de ATP para alterar a conformação. As proteínas de canal não são utilizadas no transporte ativo porque as substâncias só podem atravessá-las a favor do gradiente de concentração.

Queres participar na conversa?

Ainda não há comentários.
Sabes inglês? Clica aqui para veres mais debates na versão inglesa do site da Khan Academy.