If you're seeing this message, it means we're having trouble loading external resources on our website.

Se estiveres protegido por um filtro da Web, certifica-te de que os domínios *.kastatic.org e *.kasandbox.org estão desbloqueados.

Conteúdo principal

Revisão de enzimas

Termos-chave

TermoSignificado
CatalisadorUma substância que acelera uma reação química sem ser alterada
EnzymeUm catalisador biológico (geralmente uma proteína)
SubstratoO reagente que a enzima necessita para funcionar
Centro ativoA zona da enzima onde o substrato se liga

Estrutura e função da enzima

As enzimas são catalisadores. Geralmente são proteínas, embora algumas moléculas de RNA também atuem como enzimas.
As enzimas diminuem a energia de ativação de uma reação - sendo que esta é a quantidade de energia necessária para que a reação ocorra. Elas fazem isso ligando-se a um substrato e atuando sobre ele de uma forma que permita que a reação ocorra mais eficazmente.
Diagrama de coordenadas de reações que mostra o percurso de uma reação com e sem catalisador. Com o catalisador, a energia de ativação é menor do que sem.
Imagem modificada de OpenStax, CC BY 3.0.
A parte da enzima em que o substrato se liga é designada de centro ativo. Aqui, a enzima muda ligeiramente a sua forma, ajustando-se de forma específica ao substrato e formando o complexo enzima/substrato.

Fatores que afetam a atividade enzimática

A atividade enzimática pode ser alterada por vários fatores, como a temperatura, o pH e a concentração.
As enzimas funcionam melhor em temperaturas e intervalos de pH específicos. Condições sub-ótimas podem fazer com que uma enzima perca a sua capacidade de ligação a um substrato.
  • Temperatura: Aumentar a temperatura geralmente acelera uma reação e reduzir a temperatura diminui a velocidade de uma reação. No entanto, temperaturas extremas podem fazer com que uma enzima perca a sua forma (desnature) e pare de funcionar.
  • pH: Cada enzima tem um intervalo de pH ótimo. Mudar o valor para fora deste intervalo irá reduzir a atividade da enzima. Valores extremos de pH podem fazer com que enzimas sejam desnaturadas.
  • Concentração enzimática: aumentar a concentração de enzimas irá acelerar a reação, desde que haja substrato disponível para se ligar. Assim que todo o substrato estiver ligando a reação não irá acelerar mais, já que não haverá nada a que as enzimas adicionais se liguem.
  • Concentração de substratos: Aumentar a concentração de substratos também aumenta a taxa de reação até um determinado ponto. Assim que todas as enzimas estejam ligadas, qualquer aumento de substrato não terá efeito na velocidade da reação, já que as enzimas disponíveis ficarão saturadas e funcionarão à sua velocidade máxima.

Erros e equívocos habituais

  • As enzimas são "específicas." Cada tipo de enzima normalmente só reage com um, ou poucos, substratos. Algumas enzimas são mais específicas do que outras e só aceitarão um substrato em particular. Outras enzimas podem agir sobre um conjunto de moléculas, desde que contenham o tipo de ligação ou grupo químico a que a enzima é específica.
Um substrato a entrar no centro ativo da enzima.
Imagem modificada de "Overview of photosynthesis: Figure 2" por OpenStax College, Concepts of Biology, CC BY 3.0.
  • As enzimas são reutilizáveis. As enzimas não são reagentes, não sendo usadas durante a reação. Assim que uma enzima se liga a um substrato e catalisa a reação, a enzima é libertada, inalterada, e pode ser usada para outra reação. Isto significa que, para cada reação, não é necessária uma proporção de 1:1 entre enzimas e moléculas de substrato.

Queres participar na conversa?

Ainda não há comentários.
Sabes inglês? Clica aqui para veres mais debates na versão inglesa do site da Khan Academy.