If you're seeing this message, it means we're having trouble loading external resources on our website.

Se estiveres protegido por um filtro da Web, certifica-te de que os domínios *.kastatic.org e *.kasandbox.org estão desbloqueados.

Conteúdo principal

Hereditariedade não Mendeliana - Revisão

Palavras-chave

TermoSignificado
Dominância incompletaPadrão de hereditariedade em que um alelo não é completamente dominante sobre outro
CodominânciaPadrão de hereditariedade em que ambos os alelos são expressos simultaneamente
Alelos múltiplosUm gene controlado por mais do que dois alelos
PleiotropiaQuando um gene afeta várias características
Alelo letalAlelo que resulta na morte do indivíduo
Traço poligénicoTraço controlado por vários genes

Variações envolvendo um único gene

Algumas das variações das regras de Mendel envolvem um único gene.
  • Dominância incompleta. Dois alelos podem originar um fenótipo intermediário se estiverem ambos presentes, em vez de ser um deles a determinar totalmente o fenótipo.
    Um exemplo disto é a planta boca-de-leão. Um cruzamento entre uma planta homozigótica de flores brancas (CBCB) e uma homozigótica de flores vermelhas (CVCV) produzirá descendência com flores rosas (CVCB).
  • Codominância. Dois alelos podem ser expressos simultaneamente quando estão ambos presentes, em vez de um deles determinar totalmente o fenótipo.
Codominância em galinhas erminette. Imagem de Wikimedia, CC BY 2.0.
Nalgumas variedades de galinhas, o alelo para as penas pretas é codominante com o alelo para as penas brancas. O cruzamento entre uma galinha preta e uma galinha branca resulta numa galinha com penas pretas e penas brancas.
  • Alelos múltiplos. Mendel estudou apenas dois alelos dos genes das suas ervilheiras, mas populações reais podem ter vários alelos para um mesmo gene.
    Imagem de OpenStax, CC BY 3.0
    Um exemplo disto é o gene para a cor do pelo dos coelhos (o gene C) que apresenta quatro alelos comuns: C, cch, ch e c.
  • Pleiotropia. Alguns genes afetam várias características diferentes, em vez de apenas uma.
    Baseado num diagrama semelhante feito por Ingrid Lobo1.
    Um exemplo disto é a síndrome de Marfan, que resulta em vários sintomas (indivíduos excecionalmente altos, dedos das mãos e dos pés finos, deslocamento do cristalino e problemas de coração). Estes sintomas não parecem estar relacionados diretamente, mas como se verifica, todos podem ser ligados à mutação de um único gene.
  • Alelos letais. Alguns genes têm alelos que impedem a sobrevivência quando o indivíduo é homozigótico ou heterozigótico.
    Um exemplo clássico de um alelo que afeta a sobrevivência é o alelo amarelo letal, uma mutação espontânea dos ratos que faz com que o seu pelo seja amarelo. Ratos com o genótipo homozigótico (AAAA) morrem muito cedo no seu desenvolvimento. Ainda que este alelo seja dominante, os alelos letais podem ser dominantes ou recessivos, e podem ser expressos em condições homozigóticas ou heterozigóticas.

Herança poligénica e efeitos ambientais

Muitas características, como a altura, a cor da pele, a cor dos olhos e o risco de doenças, são controladas por muitos fatores. Estes fatores podem ser genéticos, ambientais ou ambos.
  • Herança poligénica. Algumas características são poligénicas, isto é, são controladas por vários genes diferentes. Na herança poligénica, os traços costumam formar um espetro fenotípico em vez de cair em categorias bem definidas.
    Gráfico de tons da pele humana. Imagem de Wikimedia, CC BY-SA 4.0,
    Um exemplo disto é a pigmentação da pele nos humanos, que é controlada por vários genes diferentes.
  • Efeitos ambientais. A maioria das características na vida real são determinadas não apenas pelo genótipo, mas também por fatores ambientais que influenciam a forma como o genótipo é traduzido para fenótipo.
    Hortênsias azuis e rosa devido a variação do pH do solo. Imagem por Lynn Greyling, Domínio público
    Um exemplo disto é a flor de hortênsia. Hortênsias da mesma variedade genética podem variar de cor azul para rosa dependendo do pH do solo em que estão.

Erros e equívocos habituais

  • Algumas pessoas confundem a pleiotropia com a herança poligénica. A maior diferença entre as duas é que a pleiotropia é quando um gene afeta várias características (exemplo: Síndrome de Marfan) e a herança poligénica é quando um traço é controlado por vários genes (exemplo: pigmentação da pele).
  • Codominância e dominância incompleta não são a mesma coisa Na codominância, nenhum dos alelos é dominante sobre o outro, por isso são ambos igualmente expressos no ser heterozigótico. Na dominância incompleta, há um ser heterozigótico com um fenótipo intermédio (como uma flor branca originada por progenitores de fenótipos branco e vermelho).

Queres participar na conversa?

Ainda não há comentários.
Sabes inglês? Clica aqui para veres mais debates na versão inglesa do site da Khan Academy.