If you're seeing this message, it means we're having trouble loading external resources on our website.

Se estiveres protegido por um filtro da Web, certifica-te de que os domínios *.kastatic.org e *.kasandbox.org estão desbloqueados.

Conteúdo principal

Resumo da aula: Água e vida

Palavras-chave

TermoSignificado
Molécula polarUma molécula neutra sem carga que tem uma distribuição interna de carga assimétrica, gerando regiões parcialmente positivas e regiões parcialmente negativas
CoesãoA atração de moléculas por outras moléculas do mesmo tipo
AdesãoA atração de moléculas por outras moléculas de tipo diferente
DensidadeA massa por unidade de volume de uma substância
Calor específicoA quantidade de calor necessária para aumentar a temperatura de uma grama de uma substância em um grau Celsius
Calor de vaporizaçãoA quantidade de energia necessária para transformar uma grama de uma substância líquida em gás a temperatura constante

Propriedades únicas da água

Diagrama de uma molécula de água (H2O)
  1. A água é polar. As moléculas da água são polares, com cargas positivas parciais no hidrogénio, uma carga negativa parcial no oxigénio e uma estrutura não linear. Isto porque o oxigénio é mais eletronegativo, o que significa que é melhor do que o hidrogénio na atração de eletrões.
  2. Água é um solvente excelente. A água tem a habilidade única de dissolver múltiplas substâncias polares e iónicas. Isto é importante para todos os seres vivos, porque, à medida que a água atravessa o ciclo da água, são necessários muitos nutrientes valiosos, juntamente com ela!
  3. A água tem alta capacidade calorífica. É necessária muita energia para aumentar a temperatura de uma certa quantidade de água em um grau. Deste modo, a água ajuda a regular a temperatura do ambiente. Por exemplo, esta propriedade permite que a temperatura da água numa lagoa permaneça relativamente constante de dia e de noite, independentemente da variação da temperatura atmosférica.
  4. A água tem um elevado calor de vaporização. Humanos (e outros animais que transpiram) usam o elevado calor da água na vaporização para arrefecer. A água é convertida da sua forma líquida para vapor quando o calor da vaporização é alcançado. Uma vez que o suor é constituído principalmente por água, a água evaporada absorve o excesso de calor corporal libertado para a atmosfera. Isto é utilizado para regular a temperatura corporal.
  5. A água tem propriedades de coesão e adesão. As moléculas de água têm forças de coesão fortes devido à capacidade de formar pontes de hidrogénio entre si. Forças de coesão são responsáveis por tensão superficial, a tendência da superfície de um líquido a resistir à ruptura quando colocada sob tensão ou stress. A água também tem propriedades adesivas que lhe permitem juntar-se a substâncias que não água.
    Estas propriedades de coesão e adesão são essenciais para o transporte de fluidos em muitas formas de vida. Por exemplo, permitem que os nutrientes sejam transportados para o topo de uma árvore contra a força da gravidade.
  6. A água é menos densa como sólido do que na forma líquida. À medida que a água congela, as moléculas formam uma estrutura cristalina que separa as moléculas mais do que no seu estado líquido. Isto significa que o gelo é menos denso do que a água líquida, razão pela qual flutua.
    Esta propriedade é importante, pois impede lagos, lagoas e oceanos de congelar totalmente e permite que a vida continue a prosperar debaixo da superfície gelada.

Erros e equívocos habituais

  • A água dissolve tudo, porque é o "solvente universal." A água tem a habilidade de dissolver muitas substâncias, mas o termo "solvente universal" é enganoso. A água é capaz de dissolver outras moléculas polares e iões, tais como açúcares e sais. No entanto, moléculas não-polares como os óleos carecem de cargas parciais positivas ou negativas, portanto não são atraídas por moléculas de água. É por isso que substâncias não-polares como o óleo permanecem separadas quando são adicionadas à água.