If you're seeing this message, it means we're having trouble loading external resources on our website.

Se estiveres protegido por um filtro da Web, certifica-te de que os domínios *.kastatic.org e *.kasandbox.org estão desbloqueados.

Conteúdo principal

Revisão de macromoléculas biológicas

Palavras-chave

TermoSignificado
Macromolécula biológicaUma molécula orgânica grande, tais como os carboidratos, lipídos, proteínas, e ácidos nucleicos.
MonómeroUma molécula que é um bloco de construção para moléculas maiores (polímeros). Por exemplo, os aminoácidos atuam como blocos de construção das proteínas.
PolímeroUma grande molécula feita de subunidades repetidas (monómeros). Por exemplo, um carboidrato é um polímero que é feito de monossacarídeos repetidos.

Tipos de macromoléculas biológicas

Macromolécula biológicaBlocos de construçaoFunçõesExemplos
CarboidratosMonossacarídeos (açúcares)Providenciam às células energia rápida e de curta duração; atuam como fonte de fibra dietéticaGlicose, sacarose, amido, celulose, quitina
LípidosÁcidos gordos e glicerolFornecem às células energia a longo prazo e compõem as membranas biológicasGorduras, fosfolípidos, ceras, óleos, esteróides
ProteínasAminoácidosDão estrutura às células, enviam sinais químicos, aceleram reações químicas, etc.Queratina (encontrada no cabelo e nas unhas), hormonas, enzimas, anticorpos
Ácidos NucleicosNucleótidosArmazenam e transmitem a informação genéticaDNA, RNA

Erros e equívocos habituais

  • Descrever macromoléculas como "grandes" é relativo. Referimo-nos a elas como "macro" porque são grandes em comparação a outras moléculas mais pequenas. No entanto, isso não significa que sejam suficientemente grandes para ser vistas a olho nu. Mesmo uma grande proteína, como a hemoglobina, continua a ser um milhão de vezes mais pequena do que um grão de arroz!
  • Nem todas as gorduras e carboidratos são “maus. ” Informações sobre diferentes tipos de dietas podem ser confusas e levar alguém a acreditar que nenhuma gordura ou carboidrato é saudável. Isto não é verdade. As gorduras e os carboidratos são essenciais para a função celular!

Queres participar na conversa?

Ainda não há comentários.
Sabes inglês? Clica aqui para veres mais debates na versão inglesa do site da Khan Academy.