If you're seeing this message, it means we're having trouble loading external resources on our website.

Se estiveres protegido por um filtro da Web, certifica-te de que os domínios *.kastatic.org e *.kasandbox.org estão desbloqueados.

Conteúdo principal

Tema: Estados da matéria e forças intermoleculares

A matéria pode estar no estado líquido, sólido, gás ou plasma. Vamos aprender sobre as propriedades de cada estado da matéria, bem como analisar alterações de fase por aplicação de gráficos de temperatura e diagramas de fase.
Forças intermoleculares são as forças que atuam entre átomos, moléculas ou iões, e de facto, essas forças explicam muito bem as propriedades macroscópicas da matéria! Aqui apresentamos os diferentes tipos de forças intermoleculares e como estas afetam as propriedades da matéria, como por exemplo a tensão superficial..
O ar que (esperamos) estás a respirar é uma mistura de gases de azoto e oxigénio. Nós também podemos pensar nisso como uma solução de gás oxigénio em gás azoto. Nesta seção vamos aprender sobre diferentes tipos de misturas, como calcular a concentração e as propriedades coligativas.

Sobre este tema

Já pensaste como é que alguns insetos conseguem "esquiar" na superfície da água? Vamos aprender sobre como é que as forças intermoleculares tornam isso possível. Vamos também falar sobre os líquidos, os sólidos, as misturas e as mudanças de fase.