If you're seeing this message, it means we're having trouble loading external resources on our website.

Se estiveres protegido por um filtro da Web, certifica-te de que os domínios *.kastatic.org e *.kasandbox.org estão desbloqueados.

Conteúdo principal

Tema 10: Fotossíntese

Sobre este tema

Existem muitas moléculas de carbono no teu corpo: no DNA, em proteínas, nos carbo-hidratos, gorduras e outros moléculas biológicas importantes. Como é que o carbono foi lá parar? Tambores...fotossíntese! Explora como as plantas e outros organismos fotossintéticos usam a luz para converter àgua e dióxido de carbono em açúcar, trazendo a energia química e carbono facilmente utilizável para o ecossistema global da Terra.

Aqui vais ter uma visão geral da fotossíntese! Aprende mais sobre os estágios da fotossíntese, bem como o porquê deste processo ser tão importante para a vida humana e para o ecossistema global.
Como é que a energia da luz se transforma em energia química? Descubre como as plantas realizam esta impressionante transformação de energia. Vamos aprofundar nas propriedades da luz, descobrir como as clorofilas e outros pigmentos absorvem a luz e como a energia absorvida é armazenada nas ligações químicas.
No ciclo de Calvin as moléculas de armazenamento de energia das reações dependentes de luz são usadas para capturar (fixar) moléculas de dióxido de carbono e para construir açúcares. Aprende mais sobre o funcionamento deste importante ciclo.
Biology is brought to you with support from the Amgen Foundation