If you're seeing this message, it means we're having trouble loading external resources on our website.

Se estiveres protegido por um filtro da Web, certifica-te de que os domínios *.kastatic.org e *.kasandbox.org estão desbloqueados.

Conteúdo principal

Tema 13: Genética molecular e clássica

Sobre este tema

Já algumas vez te disseram que tens os olhos da tua mãe ou o nariz do teu avô? Aprende porque as características passam em famílias e como são transmitidas. Veremos o modelo de herança de Mendel, descobrir como é revisto e estendido nos últimos 150 anos, e recebe uma antevisão do conceito moderno de gene.

Na década de 1850, o monge austríaco Gregor Mendel realizou experiências que estiveram na base da genética moderna. Aprende mais sobre a lei da segregação, a lei da variação independente e outros elementos-chave do modelo de Mendel.
O modelo de Mendel forma o núcleo da compreensão moderna da hereditariedade. No entanto, desde que foi proposto pela primeira vez há cerca de 150 anos, o modelo foi revisto e complementado, e essas revisões foram importantes para explicar os padrões de hereditariedade que vemos ao nosso redor. Aprende mais sobre variações no modelo de Mendel.
Quais são as consequências dos genes serem transportados nos cromossomas? Podemos ver a herança ligada ao sexo quando os genes estão no cromossoma X ou no Y, desordens genéticas quando poucos ou muitos cromossomos são herdados e padrões de herança incomum quando nossos genes estão nos cromossomas de mitocôndrias ou cloroplastos.
Biology is brought to you with support from the Amgen Foundation