If you're seeing this message, it means we're having trouble loading external resources on our website.

Se estiveres protegido por um filtro da Web, certifica-te de que os domínios *.kastatic.org e *.kasandbox.org estão desbloqueados.

Conteúdo principal

Introdução ao uso de Khan Academy em sala de aula

Uma breve descrição dos quatro modelos de implementação da Khan Academy mais comuns utilizados pelos professores
Está a tentar descobrir como usar a Khan Academy na sua sala de aula?
Desenvolver uma perspetiva clara e planear como usar a Khan Academy é talvez o passo mais importante para usar o site com confiança e de forma eficaz.
Temos algumas ideias para se começar. Veja os quatro sistemas ou modelos de implementação utilizados frequentemente pelos professores:
  • Aula prática: Atribuir conjuntos de exercícios Khan Academy durante a aula para praticar sobre um tema.
  • Revisão de um tópico: atribuir vários recursos (exercícios, vídeos, artigos) no final de uma unidade para os alunos completarem e reverem ou preencherem lacunas de aprendizagens passadas (colmatar pré-requisitos).
  • Trabalho de casa: atribuir vídeos, artigos e/ou conjuntos de exercícios para os alunos realizarem fora da aula.
  • Prática personalizada: permite que os alunos sigam um caminho individualizado através de uma missão de matemática ou pratiquem para o exame oficial SAT (só para os Estado Unidos).
Devido à variação na quantidade e formato de recursos por anos e disciplinas, nem todos os modelos serão aplicáveis. Procure os recursos que existem em www.khanacademy.org para decidir se um modelo específico é uma boa opção.
Além disso, estes modelos não são mutuamente exclusivos: são muitas vezes combinados e refinados pelos professores ao longo do tempo. Considere-os um ponto de partida se é um novo utilizador Khan Academy. A maioria dos professores adapta e combina modelos para melhor se enquadrar no seu estilo de ensino ou se adaptar ao resultado pretendido para a sala de aula.
Tenha em mente as seguintes questões para decidir que modelo é melhor para as suas aulas:
  • Quais as necessidades educativas que cada modelo pretende atingir? Quais as necessidades educativas prioritárias para cada turma?
  • Qual o nível de tecnologia disponível que cada modelo requer? Que acesso à tecnologia têm os meus alunos em sala de aula e em casa?
Explore agora os quatro modelos descritos nos próximos quatro artigos.

Queres participar na conversa?

Sabes inglês? Clica aqui para veres mais debates na versão inglesa do site da Khan Academy.