Se está a ver esta mensagem, significa que estamos a ter problemas a carregar recursos externos no nosso website.

If you're behind a web filter, please make sure that the domains *.kastatic.org and *.kasandbox.org are unblocked.

Conteúdo principal

Revisão sobre gráficos de pontos e tabelas de frequências

Os gráficos de pontos e as tabelas de frequências são ferramentas para representarmos dados de uma forma mais organizada. Neste artigo, revemos a construção de gráficos de pontos e tabelas de frequências.
Os gráficos de pontos e as tabelas de frequências são formas bonitas de organizar e apresentar dados. Para vermos como funcionam, precisamos de alguns dados.
De quatro em quatro anos, equipas de futebol de todo o mundo competem no Campeonato Mundial de Clubes. A seguinte lista contém os números de golos marcados na final de cada Campeonato Mundial entre 1930 e 2014:
Este conjunto de dados é interessante, mas está muito desorganizado. Vamos organizá-lo numa tabela de frequências e ainda num gráfico de pontos.

Tabela de frequências

A tabela de frequências (à direita) organiza bem os dados. Olhando rapidamente, conseguimos perceber que o número mais comum de golos (a moda) é 3.

Gráfico de pontos

O gráfico de pontos (à direita) é muito semelhante à tabela de frequências mas, em vez de usar números para mostrar as frequências, usa pontos. Cada ponto representa um ponto do conjunto de dados.
Queres uma explicação mais detalhada sobre tabelas de frequências e gráficos de pontos? Vê este vídeo.
Queres praticar a construção de gráficos de pontos e de tabelas de frequências? Tenta construir tabelas de frequências, construir gráficos de pontos, ou interpretar gráficos de pontos e tabelas de frequências.

Queres participar na conversa?

Sabes inglês? Clica aqui para veres mais debates na versão inglesa do site da Khan Academy.