If you're seeing this message, it means we're having trouble loading external resources on our website.

Se estiveres protegido por um filtro da Web, certifica-te de que os domínios *.kastatic.org e *.kasandbox.org estão desbloqueados.

Conteúdo principal

Elementos de um círculo

O raio, o diâmetro, o centro e a circunferência são todos elementos de um círculo. Vamos estudar cada um deles e perceber a sua definiçãoProduzido pela Fundação Altice Portugal a partir do original da Khan Academy e Monterey Institute for Technology and Education. Produzido pela Fundação Altice Portugal a partir do original da Khan Academy e Monterey Institute for Technology and Education.

Queres participar na conversa?

Sabes inglês? Clica aqui para veres mais debates na versão inglesa do site da Khan Academy.

Transcrição do vídeo

Vou desenhar aqui um círculo Não vai ficar muito bem desenhado mas acho que dá para perceberem a ideia Este é o meu círculo Vou identificar o centro aqui Este é o centro, vou chamar-lhe C Este é o meu centro Vou desenhar aqui uma seta... Este é o centro do círculo A circunferência é o conjunto de todos os pontos que estão à mesma distância do centro e o círculo é a reunião da circunferência com a parte interior A distância a que os pontos da circunferência estão do centro chama-se raio Vou desenhar o raio Esta distância é o raio... isto é o raio que é igual a esta distância... é igual a esta distãncia Posso desenhar vários raios Estes são todos exemplos de raios a distância entre o centro e qualquer ponto da circunferência O diâmetro atravessa o círculo, passando pelo centro Vai de um lado do círculo ao outro lado do círculo e passa pelo centro É o mesmo que dois raios juntos Por exemplo, isto é um diâmetro Isto é um diâmetro Temos um raio, mais outro raio na mesma linha de um lado do círculo até ao outro lado passando pelo centro Isto é o diâmetro... é o diâmetro Podia ter desenhado outros Podia ter desenhado este... seria outro diâmetro mas tem exatamente o mesmo comprimento Para finalizar, temos de identificar o perímetro da circunferência O perímetro da circunferência é a distância que temos de percorrer para dar a volta ao círculo Se puséssemos o cordel à volta deste círculo seria igual ao comprimento do cordel O comprimento que estou a desenhar a azul é o perímetro da circunferência Até aqui... isto é o perímetro da circunferência Perímetro da circunferência. E está feito ! Legendas Inácio Mira