If you're seeing this message, it means we're having trouble loading external resources on our website.

Se estiveres protegido por um filtro da Web, certifica-te de que os domínios *.kastatic.org e *.kasandbox.org estão desbloqueados.

Conteúdo principal

Introdução às potências

Aprende a usar os expoentes e as bases de uma potência. Por exemplo, escrever 4 x 4 x 4 x 4 x 4 na forma de uma potência.
Este é o aspeto de uma potência:
43
O número pequeno escrito acima e à direita de um número chama-se expoente. O número por baixo do expoente chama-se base. Neste exemplo, a base é 4, e o expoente é 3.
Aqui está um exemplo em que a base é 7, e o expoente é 5:
75
Um expoente diz-nos para multiplicar a base por si mesma aquele número de vezes. No nosso exemplo, 43 diz-nos para multiplicar a base de 4 por si mesma 3 vezes:
43=4×4×4
Se escrevermos a potência como um produto de fatores, podemos calcular facilmente a expressão. Vamos fazer isso com o exemplo com o qual temos vindo a trabalhar:
43=4×4×4
43=16×4
43=64
A principal razão para usarmos expoentes é serem uma forma mais curta de escrever números grandes. Por exemplo, digamos que queremos expressar o seguinte:
2×2×2×2×2×2
Isto é mesmo longo de escrever. As minhas mãos doem só de o escrever no computador! Em vez disto, podemos ver que 2 é multiplicado por si próprio 6 vezes. Isto significa que podemos escrever a mesma coisa sob a forma de uma potência, com 2 enquanto base e 6 enquanto expoente:
2×2×2×2×2×2=26
Boa, vamos garantir que compreendemos os expoentes tentando resolver alguns exercícios.

Conjunto de exercícios:

Problema 1A
Escreve 7×7×7 usando uma potência.

Conjunto de desafios:

Problema 2A
Completa a desigualdade com >,<, ou =.
25
52

Queres participar na conversa?

Sabes inglês? Clica aqui para veres mais debates na versão inglesa do site da Khan Academy.