If you're seeing this message, it means we're having trouble loading external resources on our website.

Se estiveres protegido por um filtro da Web, certifica-te de que os domínios *.kastatic.org e *.kasandbox.org estão desbloqueados.

Conteúdo principal

Visão geral do currículo de programação

Nota prévia: Os conteúdos de programação ainda não foram traduzidos para português europeu. Estão disponíveis em inglês e em português do Brasil. Somos fortes defensores do ensino de "informática" para alunos de todas as idades. O que entendemos por informática? Muitas coisas:
  1. Usar um computador para atingir objetivos, como ser capaz de escrever no teclado, usar um programa de office, editar um vídeo, etc.
  2. Entender como programar usando uma das várias linguagens de programação existentes no mundo, tanto para resolver problemas de matemática e ciência, como para criar aplicações, jogos e descobrir novas experiências.
  3. Ganhar um profundo conhecimento sobre ciência e engenharia de computação, tanto na parte de hardware (engenharia elétrica) como na de software (algoritmos).
Esperamos que só o facto de se usar Khan Academy dá aos alunos um bocadinho do primeiro aspecto, e dentro da nossa área "Computação" aqui na Khan Academy, estamos formalmente a ensinar o segundo aspecto ("Programação de Computadores") e o terceiro aspecto ("Ciência da Computação").
No nosso tópico "Programação de Computadores", ensinamos diversos formas de programar o computador. O nosso currículo mais popular e "essencial" é a Introdução ao JS, mas recentemente acrescentámos outros, como Introdução ao HTML.
No nosso tópico "Ciência da Computação", ensinamos Introdução aos Algoritmos, adequada aos alunos que completaram Álgebra 2 (logaritmos, gráficos) e que já aprenderam os fundamentos da programação. Também ensinamos uma introdução à Criptografia e Teoria da Informação, que não requerem conhecimento de programação.
No nosso guião para professores, o foco é como ensinar Introdução ao JS, que é uma forma tanto divertida como prática dos alunos começarem a programar, e a forma mais popular de programar na Khan Academy. Estes recursos devem ajudá-lo a ensinar programação na sua sala de aula.

Visão geral do Currículo

A nossa introdução aos cursos de JS ensinam os conceitos básicos de programação na linguagem JavaScript, além de usar a biblioteca ProcessingJS para desenho e animação. Isto significa que ensinamos todos os conceitos básicos da linguagem, mas o nosso uso é essencialmente visual. Por exemplo, quando falamos sobre estruturas aninhadas para malhas, demonstramos como podemos criar uma matriz de pedras preciosas no ecrã.
Tópicos abordados, por ordem:
  • Sintaxe básica
  • Variáveis
  • Operadores matemáticos e de atribuição
  • Cordas
  • Funções
  • Lógica e estruturas condicionais
  • Malhas
  • Arrays
  • Objetos
  • Orientação a objetos JS

Materiais oferecidos

O nosso curso é composto por três tipos de material:
  • Guiões passo a passo: Os guiões são a nossa abordagem através de vídeos, e é como ensinamos novos conceitos. Os vídeos da Khan Academy têm duração de aproximadamente 5 minutos e ensinam um conceito de cada vez. Apresentamos o código à esquerda, a saída à direita, e narramos o que estamos a fazer ao escrever o código, enquanto a saída é atualizada ao mesmo tempo. O aluno pode fazer pausa no vídeo do guião passo a passo em qualquer momento, modificar o código, e ver a nova saída, e essa forma incentiva a uma aprendizagem mais interativa. Os guiões têm legendas para alunos que não podem ouvir, e estão parcialmente traduzidos para espanhol, francês e português.
  • Desafios: Esta é a forma de avaliarmos se os alunos entenderam o conceito que acabámos de ensinar, e há um desafio para cada guião. Cada desafio é inicializado com algum código já produzido e consiste numa série de passos com instruções e pistas de codificação para cada um deles. Analisamos o código enquanto eles digitam e damos mensagens para os guiar na direção certa, quando percebemos que cometeram um erro comum. Quando completam os passos, os alunos ganham pontos e o progresso deles é registado nas suas páginas de atividade.
  • Projetos: Os projetos são a oportunidade dada aos alunos para serem criativos e usarem os conceitos que eles acabaram de aprender. Eles têm uma orientação geral para seguir, mas podem tomar as suas próprias decisões. Por exemplo, depois de aprender a fazer formas geométricas, os alunos fazem a tarefa “O que é o jantar?”, desenhando a sua refeição preferida num prato, usando os comandos das formas geométricas. Estes projetos são avaliados pelos pares, os alunos que estão online (se os alunos tiverem 13 anos ou mais). Alguns professores também gostam de, separadamente, fazer a sua própria avaliação.
  • Artigos de revisão: São uma excelente forma de os alunos lerem o que acabaram de aprender. Eles podem fazer isso imediatamente após terem aprendido, ou posteriormente, para refrescar a memória.
O curso atualmente consiste em 40 guiões passo a passo, 35 desafios e 10 projetos. Em média, os guiões passo a passo têm duração de 6 minutos, os desafios levam cerca de 5 minutos cada para serem realizados, e os projetos muitas vezes são feitos em dez a quarenta minutos, dependendo até onde o aluno quer ir. Assim, a programação curricular tem aproximadamente 15 horas.

Pré-requisitos

O currículo foi desenvolvido para ser usado com alunos a partir do 4.º Ano. Matematicamente falando, requer que os alunos estejam familiarizados com frações e números decimais, a ideia de um número como uma porção de outro, e este é um tópico que começa a ser abordado no 2.º Ano nas aulas de matemática em Portugal. Além disso, os alunos devem ter prática em digitar.

Acessibilidade

Este currículo e a plataforma funcionam em navegadores modernos (Chrome, Firefox, Safari, IE9+). Também funciona em iPad, mas os alunos podem não gostar de digitar num tablet.
A maior parte do currículo está traduzida para o espanhol, com legendas interativas para os guiões passo a passo (não há dobragem). Há traduções em andamento para português, hebraico, polaco e francês. Se quiser ajudar com as traduções, pode inscrever-se para ser um tradutor voluntário. Para detalhes sobre a tradução das mensagens nos desafios, leia esta publicação. Para mais detalhes sobre como escrever legendas em conversações, leia esta publicação.
Este currículo pode ser usado por alunos com problemas auditivos. Há uma opção de legendas disponível para os guiões passo a passo, que são o único aspecto do currículo que usa áudio. Clique no menu com o ícone de uma engrenagem (roda dentada) próximo à barra de execução e selecione "Transcrição Interativa". Os alunos podem pausar o vídeo se ele estiver a avançar rápido demais.

Autores

O currículo foi desenvolvido pela funcionária em período integral da Khan Academy, Pamela Fox, com alguns guiões narrados pelas ex-estagiárias Sophia Westwood e Jessica Liu. Antes da Khan, Pamela ensinou JavaScript na GirlDevelopit, e baseou o programa da Khan Academy no currículo licenciado por CC que ela criou para as oficinas da GDI. Pamela é também uma tutora voluntária na GirlsWhoCode, que baseia o seu programa de ensino na plataforma da Khan, e frequentemente visita as salas de aula que usam o currículo da Khan para aprender mais sobre como pode ser melhorado.
A plataforma de exercícios que acompanha o currículo foi desenvolvida pelo funcionário em tempo integral da Khan John Resig, com a ajuda de Pamela. John é muito conhecido por ter criado a jQuery, a biblioteca JS mais popular do mundo, e também é muito ativo na comunidade JS.
<div class="callout">Se você estiver a usar o nosso currículo de programação em sala de aula, recomendamos que se inscreva no nosso blog, para ter acesso às últimas atualizações, e envie um e-mail para compsci-feedback@khanacademy.org com as suas histórias e comentários. Obrigado!</div>

Queres participar na conversa?

Sabes inglês? Clica aqui para veres mais debates na versão inglesa do site da Khan Academy.