If you're seeing this message, it means we're having trouble loading external resources on our website.

Se estiveres protegido por um filtro da Web, certifica-te de que os domínios *.kastatic.org e *.kasandbox.org estão desbloqueados.

Conteúdo principal

7 dicas para a utilização no ensino à distância

1. Adapte as suas formas de comunicar.

  • Se consegue ligar-se com os seus alunos em tempo real, não hesite! Existem muitas ferramentas gratuitas que possibilitam aos professores dar aulas em tempo real ou gravar para que os alunos acedam mais tarde.
  • Deixe os seus alunos saberem que está a pensar neles. Envie um lembrete por email, pela plataforma de aprendizagem ou pela app de mensagens da sala de aula. Partilhe o melhor momento de cada um em sala de aula e a sua esperança que em breve todos voltemos a estar juntos.
  • Não se esqueça de responder! Fique atento aos trabalhos enviados pelos alunos. É fácil ficar assoberbado com tantos emails, porém o feedback do professor é essencial para o progresso dos alunos no ensino à distância. Estes precisam de saber que o trabalho não presencial cumpre um objetivo e também conta.
  • A distância não impede a colaboração. Existem ferramentas, como Google Docs e Slides, que permitem aos alunos trabalhar - e comunicar - em tempo real sobre temas/questões em comum.
  • Mantenha o contacto com a família. É importante recordar que os pais e as famílias também estão em teletrabalho e que somos mais forte se nos mantivermos unidos. Se possível, contacte uma família, ou mais que uma, por semana , para elogiar algum trabalho do aluno. Aproveite, igualmente, para reconhecer o esforço dos pais/encarregados de educação em apoiar os filhos na aprendizagem à distância.
  • Mantenha o contacto com colegas e outros membros da escola. Outros professores - colegas ou amigos - estão a passar pelo mesmo. Algumas das ferramentas utilizadas com os alunos podem servir para manter o contacto com colegas e outros técnicos de educação.

2. Escolha as melhores ferramentas e não mude!

  • Se funciona, não mude. Tem uma ferramenta digital que está a usar desde o início do ano, como a Khan Academy? Excelente, continue a usá-la!
  • Quando avançar para uma nova ferramenta, escolha a que melhor se adapta a si e aos seus alunos. Lembre-se, a ferramenta digital que serve para o seu colega pode não ser a melhor para si. Ninguém melhor que você, conhece os seus alunos, portanto escolha a pensar neles e em si.
  • Seja consistente! Não esteja constantemente a mudar de ferramenta digital. A adaptação ao ensino à distância é um grande desafio e mudar frequentemente de ferramenta traz ansiedade e confusão para todos. Descobrir o que funciona e manter essa opção mantém os alunos concentrados nas aprendizagens e não nas funcionalidades de mais uma ferramenta.

3. Estabeleça um horário.

  • Estabelecer um horário e mantê-lo é uma das tarefas mais difíceis no ensino à distância. Defina um horário para trabalhar e comunicar com os seus alunos. Os horários são úteis para alunos e igualmente para professores, estabelecendo horas específicas para planear aulas, comunicar com os alunos, avaliar trabalhos, etc.
  • À procura de estratégias? We’ve got you covered.

4. Promova o estudo autónomo

  • Encoraje os alunos a dominar novas competências. Os alunos podem usar este tempo para preencher lacunas, avançar ou aprender novos conteúdos. Ao usar «sistema de mestria» da Khan Academy, pode ajudar os alunos a definir metas de «mestria» abaixo, iguais ou acima do seu nível de ensino. Os alunos evoluem ao seu ritmo. Alguns professores encorajam os alunos a procurar cursos que os entusiasmem fora do âmbito da sua disciplina. Learn more on how to use course mastery.

5. Motive os seus alunos.

  • Estabeleça objetivos claros e inclua os alunos no processo! Manter os alunos motivados é difícil e à distância ainda mais. Faça com que cada aluno estabeleça objetivos individuais ou para a turma e partilhe esses objetivos com os alunos e as famílias. Learn more about using Khan Academy’s mastery goals.
  • Celebre os sucessos. Experimente partilhar um video de celebração e ofereça-se para realizar um desafio - um professor gravou um vídeo de si próprio a andar sobre peças de lego! Ou envie um certificado de desempenho virtual aos alunos que mostraram progressos durante a semana. Encontre alguns certificados da Khan Academy aqui.

6. Reconheça o impacto emocional.

  • Proporcione aos alunos a oportunidade de refletir. É importante recordar que o ensino à distância é mais que o programa curricular. Experimente substituir uma ficha de trabalho por uma reflexão escrita na qual os alunos expõem os seus pensamentos sobre a experiência de aprender à distância. Alguns professores promovem ferramentas que permitem comentários, para que os alunos partilhem as suas reflexões e notas de apoio aos colegas.
  • Não se esqueça de agradecer. Através de email ou através das mensagens da plataforma de ensino, encoraje os alunos - e a si mesmo - a enviar pequenas notas de agradecimento pelo esforço de trabalhar digitalmente.
  • Seja honesto - com os alunos e consigo mesmo! O ensino à distância é mudança radical. Partilhe as suas experiências e conhecimentos com os alunos e diga-lhes que não há mal nenhum em não acertar à primeira com uma nova ferramenta ou conceito.

7. Não exija demais aos alunos nem a si mesmo!

  • Seja realista, não vai conseguir abordar todos os conteúdos como de estivesse numa sala de aula. Selecione as aprendizagens essenciais ou conceitos-chave. Quais são as competências mais importantes? Escolha criteriosamente - a maioria dos professores sugere 2 a 3 por semana. Forneça um número limitado de tarefas adequadas a essas aprendizagens, não mais que 3 a 5 por semana. Learn more on how to create assignments using Khan Academy.
Para mais sugestões sobre ensino à distância com a Khan Academy, consulte aqui. full recording of our webinar here.

Queres participar na conversa?

Sabes inglês? Clica aqui para veres mais debates na versão inglesa do site da Khan Academy.