If you're seeing this message, it means we're having trouble loading external resources on our website.

Se estiveres protegido por um filtro da Web, certifica-te de que os domínios *.kastatic.org e *.kasandbox.org estão desbloqueados.

Conteúdo principal

Programa de matemática de verão da ALearn

A matemática pode ser divertida! A ALearn e a Khan Academy ajudam a resolver o problema de lacunas de aprendizagem

Por Kathryn Hanson, fundadora e CEO da ALearn
A Khan Academy ajudou-me muito, porque eu não sabia muito sobre razões e expressões, mas com a Khan Academy e a ajuda do meu professor e TA, aprendi a gostar da matemática e a divertir-me com ela.
– Aluna de ensino básico da ALearn
Para muitos alunos, o verão é tempo para brincar ao ar livre, dormir e ver TV. Escola e aprendizagem tornam-se uma memória muito vaga. Muitos desses alunos, especialmente alunos de condição social baixa, sofrem com a “perda de ritmo de aprendizagem nas férias”, e perdem cerca de 2 a 3 meses de domínio matemático, ficando ainda mais atrás dos seus colegas - e representam mais de dois terços entre os alunos carenciados e os seus colegas que de condição social mais elevada.
Mas para 1200 alunos de ensino básico dos municípios de San Mateo e Santa Clara ,que são a primeira geração a entrar na faculdade, o verão de 2013 ofereceu uma grande oportunidade para melhorarem as suas competências em matemática e conseguirem entrar na faculdade, depois de se inscreverem nos programas Math Acceleration e Catalyst to High School da ALearn.
A ALearn é uma organização sem fins lucrativos, fundada em 2007, que está empenhada em ajudar alunos de condição social mais baixa e sem auxílio a prepararem-se e a formarem-se na faculdade. Desde então, a ALearn aumentou o seu acesso a programas de apoio académico e a uma cultura de curso universitário a alunos do 6º, 7º e 9.º anos que ajudaram a aumentar o número de alunos universitários em Silicon Valley.
A maioria dos alunos atendidos pela ALearn vêm de escolas denominadas Title I, que oferecem apoio suplementar aos alunos com dificuldades em matemática, leitura e redação, com uma alta percentagem de alunos de língua inglesa e que se classificam para o programa chamado Free and Reduced Lunch, que fornece refeições gratuitas ou a preço reduzido. Frequentemente, apresentam lacunas significativas no conhecimento de matemática. Falta-lhes, também, a autoconfiança de que podem sair-se bem em matemática, e às vezes acabam por desistir de si mesmos.
Para enfrentar estes desafios, a ALearn usa uma abordagem de aprendizagem combinada, com base nos novos padrões Commom Core. Professores de matemática experientes e profissionalizados, e alunos universitários assistentes de ensino (Teaching Assistants, TAs) usam pequenos grupos, atividades práticas interativas, jogos e módulos eletrónicos da Khan Academy para ajudar os alunos a perceber que a matemática não é apenas necessária, mas também pode ser divertida.
De todos os recursos e ferramentas usados pela ALearn neste verão, a Khan Academy destaca-se como um dos favoritos dos professores, alunos e assistentes de ensino. Quando perguntado sobre o que mais gostou no programa, um aluno do ensino básico da ALearn respondeu que foi a “Khan Academy, porque era como ter um tutor pessoal de matemática na aula e em casa. Eu podia aceder a Khan [Academy] sempre que precisava de ajuda”.
A maioria dos professores ainda não conhecia a Khan Academy. Para ajudá-los a aproveitar todo o potencial da Khan Academy, a ALearn incluiu uma sessão de formação abrangente no seu desenvolvimento profissional, mostrando aos professores e TAs como usar a Khan para ajudar os alunos a compreender melhor os conceitos de matemática ao seu próprio ritmo. “Incorporar o recurso online da Khan Academy foi envolvente e divertido para os alunos, e também lhes permitiu continuar a desenvolver as suas competências em casa”, comentou um professor de ensino básico da ALearn.
Além disso, os professores e TAs foram capazes de monitorizar o progresso dos alunos usando os recursos de diagnóstico da Khan Academy e intervir sempre que necessário, uma característica que lhes permitiu atender melhor às necessidades específicas dos seus alunos. Um TA de ensino básico da ALearn mencionou como “os alunos foram capazes de ver as aulas e testar os seus conhecimentos com os exercícios da Khan. Eles adoraram a ideia de sair da sala de aula e trabalhar noutra plataforma”.
O mais importante é que os alunos gostaram de usar a Khan Academy, pois estavam no controlo de seu progresso e até competiam entre si para ver quem obtinha mais pontos de energia. “Acho que a Khan Academy me ajudou muito, porque o sistema confirma que eu me saí bem e entendi todo o conteúdo de matemática. Não é possível seguir em frente sem que a Khan [Academy] tenha certeza de que se está pronto para ir para a próxima etapa", comentou um alunos de ensino básico da ALearn.
A ALearn está satisfeita em poder disponibilizar um recurso tão popular e eficaz gratuitamente, para ajudar mais alunos a alcançar o domínio em matemática. Pelo terceiro ano consecutivo, a ALearn integrou a Khan Academy no seu programa curricular, chegando a 100% dos alunos matriculados nos seus programas, com prática significativa de uso da KA. Os alunos da ALearn mostraram resultado e sucesso notáveis, ao usarem a Khan Academy para complementar o programa utilizado em sala de aula. Em vez de perderem domínio em matemática durante o verão, estes alunos ganharam muito mais. Nas palavras de um TA de ensino básico da ALearn, “A Khan Academy foi definitivamente um ponto forte neste programa.”

Queres participar na conversa?

Ainda não há comentários.
Sabes inglês? Clica aqui para veres mais debates na versão inglesa do site da Khan Academy.