If you're seeing this message, it means we're having trouble loading external resources on our website.

Se estiveres protegido por um filtro da Web, certifica-te de que os domínios *.kastatic.org e *.kasandbox.org estão desbloqueados.

Conteúdo principal

Ideias para usar a Khan Academy noutros contextos de aprendizagem

Há várias formas de usar a Khan Academy num programa extracurricular e qualquer implementação vai depender do seu contexto local. Diversos tutores em diversos cenários usam a Khan Academy de diferentes formas para ajudar os seus alunos a atingir objetivos escolares.  Aqui estão algumas ideias para começar a pensar em como implementar a partir do que já tivemos oportunidade de ver.  No entanto, sinta-se à vontade para adaptar e inovar estas ideias consoante as singularidades do seu programa e necessidades.

Ideia #1 Hora da Matemática:

Os alunos escolhem e trabalham numa mission de anos de escolaridade ou assunto adequado, duas vezes por semana, durante 1 hora, tentando resolvê-la durante o ano letivo e reforçando o excelente trabalho que estão a fazer em sala de aula. Tutores voluntários podem ser de grande ajuda num programa como este, fornecendo ajuda extra e específica, caso os alunos estejam com dificuldade em determinadas áreas.  Se tiver uma relação próxima com a escola dos seus alunos, os seus professores também podem ajudar a identificar um guião de estudos de competências, semanal ou mensal, que os alunos precisarão praticar dentro da missão, de acordo com o que estiverem a aprender durante o dia na escola.
Como saber qual é a missão mais adequada às necessidades dos seus alunos?
Veja algumas sugestões dadas por professores:
  • Para os alunos que precisam de recuperação: se tiver alunos com desempenho abaixo do nível, as missões como a de Fundamentos de matemática, Aritmética ou Pré-álgebra podem ajudar a consolidar os conceitos básicos de matemática primeiro.
  • Alunos com desempenho equivalente ao ano de escolaridade: esses alunos podem trabalhar nas missões correspondentes ao ano ou assunto em que estão, para reforçar o que estão a aprender em sala de aula e seguir o seu próprio ritmo no currículo do seu ano.
  • Para os alunos com desempenho acima do ano de escolaridade: se esses alunos quiserem verificar se estão preparados para as provas do seu ano de escolaridade ou assunto, podem trabalhar com as missões do seu ano de escolaridade ou de assunto adequadas.  Se quiserem desafiar-se a aprender conteúdos mais avançado, poderão explorar as missões do ano de escolaridade acima em que estiverem.  Além disso, podem sempre trabalhar em várias missões ao mesmo tempo!

Ideia # 2 Enriquecimento em Programação de Computadores:

Os alunos podem selecionar e trabalhar em programação de computadores, aprendendo as bases do JavaScript.  Poderão escrever e partilhar os seus próprios programas, explorar os que são feitos por outras pessoas e aprender eles. Os alunos navegam bem no assunto de Programação de Computadores e não é necessário que o tutor ou facilitador de programa saiba como fazer programação!

Ideia # 3 Ajuda com os TPC/Recompensa de lição em casa:

Quando os alunos trabalham no seu TPC, poderão ter a oportunidade de trabalhar na Khan Academy como um apoio extra, se estiverem com dificuldades com o TPC, ou como uma recompensa por o terem terminado rapidamente. Usar os vídeos educativos curtos, as pistas de passo a passo e a vasta gama de problemas práticos pode ajudar o aluno a ganhar confiança e capacidade em qualquer competência que estiver a aprender.  Considere que a Khan Academy é o tutor online que os alunos podem aceder a qualquer momento!

Desafios tecnológicos que pode encontrar:

Em todas as implementações, sabemos que o acesso à tecnologia pode ser um desafio.  Se for este o caso, talvez queira considerar:
  • Voltar o programa para um grupo menor de alunos que precisam de ajuda extra ou para alunos que estejam super entusiasmados com o programa!    
  • Usar "estações rotativas" de forma a que os alunos tenham uma variedade de atividades fora do computador (como, por exemplo, jogos de matemática ou projetos de longo prazo) e alternar entre essas atividades e a Khan Academy no horário de matemática

Para saber mais sobre diferentes métodos de usar a Khan Academy em programas extracurriculares:
Sinta-se à vontade para partilhar outras ideias connosco na área de discussão a seguir.  Estamos sempre a aprender com tudo aquilo que faz com seus alunos todos os dias!

Queres participar na conversa?

Ainda não há comentários.
Sabes inglês? Clica aqui para veres mais debates na versão inglesa do site da Khan Academy.