Se está a ver esta mensagem, significa que estamos a ter problemas a carregar recursos externos no nosso website.

If you're behind a web filter, please make sure that the domains *.kastatic.org and *.kasandbox.org are unblocked.

Conteúdo principal

Estratégias para envolver e motivar os alunos na Khan Academy

Uma descrição de como motivar e entusiasmar os alunos para aprender e praticar Matemática na Khan Academy

1) Definir objetivos

A maioria dos alunos fica mais motivada quando sente que faz parte de uma comunidade e/ou quando estão empenhados na concretização de um objetivo importante.
Considere criar recompensas e incentivos para alcançar objetivos SMART.
  • ESpecífico
  • Mensurável
  • Atingível
  • Relevante
  • Tempo limite
Eis alguns exemplos de objetivos SMART:
  • Todos os alunos terão de realizar um teste na conclusão de cada unidade.
  • Todos os alunos irão receber 30.000+ pontos de energia no final de outubro.
  • A turma terá de despender 1.000+ minutos por mês a praticar na Khan Academy.
Eis algumas ideias para recompensas:
  • Certificados personalizados: Os professores podem personalizar o título do prémio, o nome do aluno, e a descrição com estes certificados em versão de impressão!
  • Recompensa à escolha do aluno: Deixe os alunos escolherem a sua recompensa, como uma festa de pizza ou atirar balões de água como professor!

2) Realizar um desafio semanal ou mensal, ou "Teste Khan"

Desafios mensais podem ligar os alunos a objetivos individuais ou da turma. Se ensinar várias turmas do mesmo curso, pode considerar estimular uma competição saudável entre elas, premiando aquela que fez os maiores progressos. .
Mensagem de um dos nossos Embaixadores:"Realizamos um painel de maestria no final de cada período e recompenso os meus alunos por completarem os desafios de maestria. Costumava usar vales que os alunos podiam trocar por um prémio (ensino básico), mas agora eles recebem autocolantes e pontos extra (ensino secundário). No final da semana, premiava o aluno com a melhor percentagem, o aluno com maior número de pontos ganhos, e o aluno com o maior progresso.” -Stephanie Marie, Embaixadora da Khan Academy

3) Ter um mural para registar e comemorar o progresso dos alunos da turma

Pode escolher o que que celebrar no seu mural - as competências dominadas , os trabalhos concluídos, o tempo gasto e/ou as medalhas conquistadas.
Este professor usou a informação sobre os pontos de energia e as competências dominadas. Cada semana servia de motivação para todos os alunos uma vez que cada aluno pode ver-se a atingir o topo em cada semana. A informação desde o início da utilização motiva os alunos de nível e desempenho mais elevados.
Este professor regista as medalhas conquistadas pelos seus alunos no mural.

4) Incentivar os alunos a registarem os seus progressos.

Uma das formas mais importantes, e por vezes a mais difícil, de envolver os alunos é levá-los a apropriarem-se das suas aprendizagens. O simples acto de levar os alunos a registar o seu progresso, quer de forma pública quer apenas para si próprios, e como definido por qualquer uma das medidas mencionadas acima, é uma excelente forma de os orientar no sentido de se tornarem alunos aptos para as aprendizagens ao longo da vida. .
Uma das nossas Embaixadoras sublinha que: “Uma maneira fácil e gratuita de motivar e reconhecer os alunos é através de um poster com círculos com o nome de medalhas. Os meus alunos ADORAM percorrer a sala e receber o reconhecimento silencioso enquanto escrevem o nome no espaço da medalha que acabaram de conquistar.” -Mariam Brunner, Embaixadora da Khan Academy

5) Incentivar a tutoria entre pares

Use os registos de professor para identificar os alunos que se destacam na compreensão de um conceito mais difícil. Os alunos sentem-se confiantes e orgulhosos quando chamadas a explicar um conceito aos seus colegas, e por vezes os alunos aprendem melhor quando ensinados com um colega com quem se identificam! Pode ainda criar um painel para os alunos pedirem ou oferecerem explicações de conceitos específicos.

6) Reforçar a importância de uma Mentalidade orientada para o Crescimento

Alunos com uma mentalidade orientada para o crescimento —cuja crença reside em que as competências e a inteligência se podem desenvolver com trabalho e dedicação—atingem níveis de sucesso mais elevados do que aqueles com uma mentalidade mais rígida. Ensinar este conceito aos alunos tem o potencial de os tornar mais mais confiantes e mais bem sucedidos.É possível reforçar uma mentalidade orientada para o crescimento na Khan Academy de várias maneiras, incluindo:
  • Usar o nosso plano de Mentalidade orientada para o Crescimento. Colaborámos com PERTS, o Centro de Pesquisa de Stanford para os objetivos académicos sobre mentalidade (atitude), para criar o Plano de Aulas de Mentalidade orientada para o Crescimento. Inclui atividades, vídeos, e ligações para recursos úteis. É livre para adaptar e editar as atividades aqui providenciadas de forma a adequá-las aos seus alunos. Descarregue o Plano de Aulas de Mentalidade orientada para o Crescimento aqui.
  • Assista a este vídeo Khan Academy para uma introdução à ciência por trás da Mentalidade orientada para o Crescimento.
  • Atribua aos seus alunos as atividades semanais para a Mentalidade orientada para o Crescimento disponíveis em khanacademy.org/partner-content
  • Partilhe a sua experiência pessoal de falhar ao início mas ser persistente para ser bem sucedido.

7) Apresentar a ideia de que "todo somos aprendizes"

Alguns professores mostram regularmente aos seus alunos o seu progresso enquanto professores da Khan Academy. Há um professor que vai mais longe e desafia os alunos a superar os seus pontos de energia ao longo do ano, oferecendo uma recompensa para qualquer aluno que seja capaz de ganhar um maior número de pontos de energia.

Continua a aprender! Continua a crescer!

Sabemos que sabe que há tantas abordagens para o envolvimento dos alunos quanto há estudantes em si, e esperamos que estas ideias o inspirem a si e aos seus alunos para continuar a aprender e a crescer juntos. Se tiver outras ideias para usar com a Khan Academy para envolver sua turma, não hesite em partilhar connosco (e outros educadores!) colocando um post no fórum em inglês Classroom Tips and Tricks community forum..

Queres participar na conversa?

Sabes inglês? Clica aqui para veres mais debates na versão inglesa do site da Khan Academy.