If you're seeing this message, it means we're having trouble loading external resources on our website.

Se estiveres protegido por um filtro da Web, certifica-te de que os domínios *.kastatic.org e *.kasandbox.org estão desbloqueados.

Conteúdo principal

Comemore o progresso da turma com o Aprendizómetro da Khan Academy (Beta)

Com o Aprendizómetro da Khan Academy garante a motivação e o envolvimento dos seus alunos. A ferramenta estará disponível ao longo do ano.

Comemore o progresso da turma com o Aprendizómetro da Khan Academy (Beta)

Promova a motivação e o envolvimento dos seus alunos com a ferramenta Aprendizómetro da Khan Academy. A ferramenta estará disponível ao longo do ano.

Como é que funciona a ferramenta Aprendizómetro?

  • A ferramenta Aprendizómetro monitoriza o progresso de todos os assuntos que dispõem de Domínio da aprendizagem, em que os alunos subam o nível de domínio em Atribuições ou em Objetivos do assunto.
  • O nível do anel aumenta cada vez que a turma atinge o número de níveis de domínio, subir para Praticado ou superior igual ao número de alunos da turma. (Por exemplo, uma turma de 26 alunos subirá um anel cada vez que subirem 26 Níveis de Domínio, Praticado ou superior, cumulativamente como uma turma.)

Porquê utilizar a ferramenta Aprendizómetro?

  • Motivar os seus alunos a concluirem as tarefas que atribuiu — se os seus alunos estão a realizar atribuições ou a praticar competências como parte de um objetivo de domínio de assunto, o seu progresso será monitorizado na ferramenta.
  • Alcançar o Domínio — com foco em níveis de competência, o progresso que alcançar com uma turma representará um verdadeiro progresso em direção ao domínio das competências.
  • Ganhar como equipa — a ferramenta Aprendizómetro fornece a visualização do progresso da turma, mostrando aos estudantes como os seus esforços individuais contribuem para alcançar as metas propostas, sem destacar nenhum indivíduo.

O que significa "Beta"?

  • Beta significa que a ferramenta ainda está em desenvolvimento. Petendemos, durante este ano letivo, obter o feedback dos professores sobre o funcionamento desta nova ferramenta, e podemos fazer alterações durante o ano. Se tiver comentários / sugestões sobre a ferramenta Aprendizómetro partilhe-os em support.khanacademy.org.

Aceder à ferramenta Aprendizómetro

Selecione uma turma que pretenda analisar o progresso, no Perfil do Professor. Assim que estiver na Página da Turma, clique em "Aprendizómetro" no lado esquerdo, no menu das ferramentas da Khan Academy.
Nota: Se for necessário, aprenda como Criar uma turma e Adicionar alunos à sua turma.

3 passos para começar

Passo 1: Faça atribuições ou atribua Objetivos de assunto alinhados com o que está a lecionar. Identifique qual é o conteúdo da Khan Academy que melhor pode ajudar os alunos a criar conhecimento e a melhorar o nível de domínio.
Passo 2: Estabeleça uma rotina (por exemplo, 15 a 30 minutos permitem que cada aluno suba um ou dois níveis de domínio) para que os alunos trabalhem nas competências atribuídas semanalmente. Um novo anel é adicionado cada vez que a turma completa o número de níveis correspondente ao número de alunos da turma. Por exemplo, uma turma de 26 alunos ganhará um anel para cada 26 níveis de domínio Familiar ganhos, cumulativamente como uma turma.
Passo 3: Revele o progresso com a ferramenta Aprendizómetro. Quanto mais cada aluno pratica e sobe de nível, mais o progresso é visível – novos anéis são desbloqueados e abrem caminho para momentos de celebração.

Os elementos-chave para entender o Aprendizómetro

  • Não há limite no número de anéis que cada turma pode alcançar na ferramenta - quanto mais os alunos sobem de nível nas competências, mais anéis desbloqueiam!
  • Não há necessidade de atingir um certo número de níveis de domínio, e as turmas nunca baixarão níveis no Aprendizómetro. Cada turma pode progredir ao seu próprio ritmo, em direção ao seu objetivo.
  • Pode ajudar os seus alunos a prepararem-se melhor e alcançarem o sucesso.
  • O movimento dos anéis e a animação comemorativa não podem ser reproduzidas. Por favor, esteja preparado e prepare os seus alunos para assistirem a esse momento, projetando, por exemplo, no quadro interativo ou numa tela.
  • Esta ferramenta está em versão beta, o que significa que a disponibilizaremos rapidamente para que as turmas nos dêem feedback!
Dúvidas? Entre em contato com nossa equipa de suporte.

Dicas para os professores:

  • O Dia da Revelação dos anéis é sempre especial! Pode projetar a página da Khan Academy do computador para um monitor grande ou para uma tela para toda a turma ver, e carregue na ferramenta Aprendizómetro com os seus alunos a assistir. Este formato é o que permite ver os alunos vitoriosos, a pularem de alegria!
  • Defina objetivos a curto prazo para níveis de domínio (final da aula, da semana, do período/semestre), e objetivos a longo prazo (Conseguem alcançar o nível 15? 30? 100?). Seja flexível e ajuste os objetivos conforme for necessário para manter os alunos confiantes e motivados.
  • Se pretender ter aulas "mais divertidas" siga as sugestões de outros professores que incentivam os seus alunos com recompensas, como, por exemplo: 10 minutos de tempo livre quando atingirem o nível 10, um doce no nível 15 e uma festa de aula no nível 20!
  • Outros professores testaram com sucesso outras formas de incentivo: visitas a uma caixa de prémios misteriosos, uma festa de comidas favoritas, ...
  • Se a turma mostrar entusiasmo ou pedir mais missões, a nossa coleção Kahoot! irá mantê-los confiantes e com um sorriso no rosto. E se ainda não teve hipótese, experimente uma de nossas atividades motivacionais para fazer a sua turma rir.

Queres participar na conversa?

Ainda não há comentários.
Sabes inglês? Clica aqui para veres mais debates na versão inglesa do site da Khan Academy.